Chegou a hora de desfraldar o bebê. E agora?

O processo de desfralde do bebê é fase que traz mais desafios durante a primeira infância, período mais importante para o desenvolvimento da personalidade dos pequenos. O Que fazer? Aonde Procurar Informação?

0
518
SB post

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Fórmula do Bebê Sequinho, o treinamento deles recebeu 96,8% de aprovação entre 547 pais e mães que o testaram

Se existe uma unanimidade entre mamães e papais de todo mundo, é a alegria de ter um recém-nascido em casa. Apesar das noites em claro e de todo o aprendizado, que traz mais prazeres do que angústias, ter um bebezinho em casa muda tudo, e enche o local e os corações de felicidade.

Mas outra unanimidade é a frustração que chega com aquela fase que surge a dúvida de como desfraldar a criança. Essa é, aliás, a fase que traz mais desafios durante a primeira infância, período mais importante para o desenvolvimento da personalidade dos pequenos. Tanto é que muita gente acaba deixando a tarefa aos cuidados da creche ou da escolinha, o que com certeza não é ideal, porque a responsabilidade sobre os filhos é dos pais, em primeira instância.

Os pais, e especialmente as mães, que geralmente estão mais envolvidas no processo de desfralde, são confrontados com seus próprios sentimentos de frustração e até raiva e agressividade quando têm de ensinar seus filhos a começar a usar o banheiro. Isso não ocorre sem estresse e, muitas vezes, lágrimas.

Existem milhares de páginas na internet com dicas de como desfraldar o bebê – uma busca rápida no Google com essas palavras-chave irá mostrar mais de 20 mil resultados. Mas desfraldar o bebê e ensinar a criança a usar o troninho, especialmente quando tirar a fralda noturna , continua sendo um desafio para a maioria dos pais, até porque muitas das dicas que se encontram por aí não são realmente eficazes, são muito genéricas e não funcionam para todas as famílias.

Parte do problema, aliás, reside justamente em utilizar técnicas que não funcionam, seja por sugestão de parentes e médicos pediatras, seja com base em material impresso e online sobre o assunto, o que só aumenta a frustração dos pais e a confusão na cabeça dos pequenos. Então, o processo se arrasta, e a tarefa que normalmente deveria levar de alguns dias a um mês, no máximo, acaba levando até seis meses.

Um método relativamente novo, que tem recebido o apoio e elogios de muitos pais, é a Fórmula Bebê Sequinho , desenvolvido por uma mãe de dois filhos que passou pelos mesmos problemas que a maioria dos pais para treinar seus filhos a usar o troninho e a abandonar as fraldas. O método garante que o treinamento pode ser feito em quatro dias e a autora diz que ele funciona para todas as crianças, até mesmo as mais levadas e teimosas.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo website do Fórmula Bebê Sequinho , o treinamento recebeu 96,8% de aprovação entre 547 pais e mães que o testaram – número encorajador para quem já tentou de tudo e ainda não conseguiu banir as fraldas.

A fórmula, ou método, consiste em cinco passos bem explicados e detalhado para ajudar os pais a guiar a criança através da fase de transição, que não é muito divertida, mas que precisa ser encarada com leveza – não poderia haver nada pior do que gritar com os pequenos e dar broncas quando ocorrem “acidentes”, porque isso é desencorajador e pode fazer todas as conquistas se reverterem, obrigando os pais a começarem do zero novamente.

Pelo contrário: quando os “acidentes” ocorrem, é preciso tranquilizar a criança, incentivando-a a acertar da próxima vez, e quando ela acertar, os elogios devem ser abundantes. É importante entender que a criança não tem culpa quando faz xixi ou cocô sem estar de fraldas. Tudo faz parte do seu processo de aprendizagem e independência.

O método, com dicas de desfralde diurno e noturno passo a passo, ajuda os pais a iniciarem o treinamento de seus filhos para a retirada das fraldas e os ensina a identificar os sinais que as crianças lhes dão sobre a hora certa e a maneira de conduzir o processo – o que é crucial, porque como nessa idade os pequenos ainda não sabem comunicar com precisão o que sentem e pensam, é importante saber pelo menos o que eles estão tentando dizer por meio de gestos e comportamentos.

Embora cada criança seja diferente, o método tem mais a ver justamente com entender os sinais que os pequenos dão, qualquer que seja a sua idade, do que com forçá-los a usar o troninho. As dicas vão desde a preparação das crianças antes do início do processo, fazendo com que passem a desejar usar o penico, até o desfralde noturno , que é o último estágio do treinamento, passando pela organização necessária para garantir o sucesso do processo e pela importância dos primeiros passos.

O treinamento para a desfraldar o bebê começa em torno dos dois anos de idade, mas dependendo do desenvolvimento da criança e até mesmo do sexo (meninas geralmente são desfraldadas mais rápido que meninos), e com a utilização de um método eficaz, já é possível começar a retirada das fraldas a partir de um ano e meio. Esse processo não só leva a uma maior independência das crianças e dos próprios pais, como também gera uma economia nas despesas com fraldas, talcos, cremes, lencinhos umedecidos, sacolas para armazenar fraldas usadas e outros acessórios, o que é sempre bem-vindo.

E como hoje em dia as mamães e papais têm pouco tempo livre e querem aproveitar ao máximo os momentos que têm com seus filhos, cursos como o Fórmula Bebê Sequinho são muito convenientes, porque como são on-line, podem ser consultados a qualquer intervalo que se tenha, e não requerem compromisso em horários fixos.

Embora a fase de treinamento para o desfralde dos bebês não seja algo fácil, existem sim técnicas e métodos que podem tornar todo o processo mais fácil e menos estressante tanto para os pais como para as crianças, e garantir que o treinamento seja bem-sucedido. O importante é estar seguro do que fazer e de como fazer, para evitar regressões e não ter de repetir o processo inúmeras vezes até que os pequenos finalmente se livrem das fraldas e aprendam a usar o troninho.

Website: http://bebesequinho.com/

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome