A Unibes Cultural – centro que atua como hub da cultura, do empreendedorismo criativo e das causas sociais na cidade de São Paulo – recebe, no dia 13 de abril, às 20h, com entrada gratuita, o lançamento do CD-Livro “Chiquinho & Radamés” (Natura Musical), do Quinteto Persch (músicas) e do músico e jornalista Arthur de Faria (texto), com entrada franca.
O título de 40 páginas resgata a trajetória do célebre acordeonista gaúcho Chiquinho do Acordeon (1928 – 1993), que mudou a forma de pensar o instrumento na música brasileira, e conta a história (em letras e sons) do encontro musical entre ele e seu conterrâneo compositor Radamés Gnattali (1906 – 1988), em obras interpretadas pelo Quinteto Persch e biografia escrita por Arthur de Faria, maestro, pianista, compositor e arranjador que mudou a forma de pensar a orquestra e que foi, também, um dos maiores compositor do Rio Grande do Sul.
O Quinteto Persh, que comemora em 2018 seus 19 anos de atividades, é o único grupo no país com essa formação instrumental de música de câmara e proposta artística utilizando o Acordeon. É formado por Adriano Persch, André Machado, Daniel Castilhos, Ezequiel de Toni e Luciano Rhoden.
O trabalho de Radamés Gnattali transitou com igual desenvoltura entre a música clássica e a música popular. Ao mesmo tempo em que deu tratamento sinfônico aos arranjos populares, aproveitou em sua obra procedimentos melódicos e harmônicos tirados da música popular e do jazz. Criou trilhas para o cinema – Tico-tico no fubá (1952), de Adolpho Celi, Rio, 40 graus (1955) e Rio, Zona Norte (1957), de Nelson Pereira dos Santos. – e, entre sua vasta obra, se destacam os concertos e obras sinfônicas, como o “Concerto para acordeon, tumbadora e orquestra”, escrita para Chiquinho do Acordeon, que será apresentado pelo Quinteto no show.
No lançamento do CD-Livro “Chiquinho & Radamés”, o grupo de acordeonistas gaúcho toca o repertório do álbum, enquanto o jornalista e crítico musical Arthur de Faria comenta o espetáculo. Serão apresentadas obras de Radamés, como o “Concerto para Acordeon”, composto para Chiquinho, com arranjo de Adriano Persch, e também parcerias entre eles, como “Acalanto para Juliana” e o medley “Entre Polcas e Valsas”.
Após a apresentação, haverá uma sessão de autógrafos. Na data, o volume, viabilizado pelo programa Natura Musical, custará R$ 40.
Website: http://quintetopersch.com/discografia-cds/