No próximo dia 8 de abril, das 8 às 16h, no Teatro União Cultural, acontecerá uma audição para selecionar jovens dos Centros Educacionais Unificados da Cidade de São Paulo (CEUs), Organizações Não Governamentais (ONGs) e Escolas Estaduais. O projeto social intitulado “Tangueando e Semeando” visa propagar a dança para jovens de baixa renda. Uma iniciativa da São Paulo Tango Education Program e da ASAS – Associação das Advogadas, Estagiárias e Acadêmicas de Direito do Estado de São Paulo. “A proposta é propiciar oportunidade de independência econômica, por meio da profissionalização de cada casal, ao mesmo tempo em que reverterá para a comunidade”, sintetiza Lucia Junqueira, estilista, empresária e diretora da Education Program.
O projeto é composto por três fases. A primeira, já realizada, consistiu em aulas e palestras realizadas nos CEUS, ONGs e Escolas Estaduais. A segunda, que acontece agora, trata-se da audição em 8 de abril. Quem for selecionado fará aulas com professores renomados e internacionais durante o São Paulo Tango Festival e participarão de um espetáculo de teatro. A terceira e última etapa envolve o aprendizado do tango, até 2021, inteiramente gratuito. Ao término dos três anos, os alunos receberão certificado e estarão aptos a prosseguirem profissionalmente na dança.
“A prática do ritmo, como esporte, pode ainda auxiliar no combate à violência contra a mulher, na medida em que incentiva disciplina, respeito e igualdade. Além de levar outra cultura e hábitos diversos’”, explica Vagner Ferreira, diretor artístico e um dos organizadores do festival de tango. Para Ferreira o tango é uma das danças que mais leva ao entendimento corporal. “Nosso anseio é popularizá-lo cada vez mais no Brasil, ajudando a difundir esse importante ritmo declarado, há quase uma década, Patrimônio Imaterial da Humanidade pela Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura)”, ressalta.
Sobre o São Paulo Tango Festival
De 9 a 13 de maio, no Hotel Tivoli Mofarrej, acontece a primeira edição do São Paulo Tango Festival que vai trazer renomados artistas de dentro e de fora do País. Com programação inédita e considerado o maior do Brasil, o evento oferecerá aulas práticas para todos os níveis, iniciante, intermediário e avançado. Também inclui bailes, conhecidos como milongas, espetáculo teatral e palestras sobre a história do tango e sua influência na sociedade.
Entre os 42 professores, 28 são nacionais e 14 internacionais, além do casal Kamila Rodriguez e Vagner Ferreira. Estarão presentes nomes conceituados mundialmente como Lola Diaz e Fabian Salas, Lorena Ermocida e Pancho Martinez Pey, Mariana Casagrande e Daniel Oviedo, Sofia Galanaki e Ciccio Aiello, Virginia Vasconi e Julio Balmaceda, Alejandra Armenti e Daniel Juarez, Dulce Lauria e Jonny Lambert e muito mais.
Sobre o espetáculo Teatral
Ocorre em 10 de maio e promete ser uma noite e tanto de gala. Cinco integrantes da Orquestra Sinfônica do Teatro Municipal de São Paulo vão tocar uma composição original para o evento. O show contará com apresentações do famoso Sexteto Milonguero, do músico novaiorquino Craig Einhorn e do DJ Carlos Javier Moreira. Haverá ainda a participação de jovens que fazem parte do projeto social “Tangueando e Semeando”, selecionados em audição artística. Paralelamente, um telão exibirá os depoimentos de ícones do tango, e os professores que participaram da iniciativa social vão dançar, ao vivo, ao som do quinteto. A ocasião será marcada ainda pelos diversos números de tango de casais com prestígio mundial. Serão intercaladas algumas entradas de samba para mostrar a similaridade entre as danças.
Serviço – Audição Para Aulas de Tango
Teatro União Cultural
Data: 8 de abril – Horário: Das 8h-16h
Endereço: Rua Mario Amaral, 209 – Paraíso – São Paulo – SP
Serviço – São Paulo Tango Festival
Hotel Tivoli Mofarej – SP e Teatro Gazeta
Data: de 9 a 13 de maio de 2018
Horário das aulas: das 11h às 19h30 (de 10 a 13/5)
Horário dos bailes (milongas): a partir das 21h (de 9 a 13/5)
Local das aulas e dos bailes: Hotel Tivoli Mofarrej – SP
Endereço do Hotel Tivoli: Alameda Santos, 1437 – Cerqueira César – São Paulo – SP
Horário do espetáculo teatral: 21h (10/05)
Local do espetáculo teatral: Teatro Gazeta
Endereço do Teatro Gazeta: Av. Paulista, 900 – SP