Palestra alerta alunos de Jacareí para riscos nas redes sociais

0
535
Foto: Cristina Reis/PMJ
SB post

Sabe aquelas dicas de segurança “não fale com estranhos” e “não desvie o trajeto de volta para casa”? Mesmo que a criança tenha ouvido vale a pena reforçar. Esse tem sido o objetivo de uma série de palestras realizadas pelo Centro de Ações Preventivas da Secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão de Jacareí.

O alvo são alunos entre 10 e 11 anos de escolas da rede pública municipal. Além das dicas de segurança nas ruas, as crianças são alertadas para perigos virtuais, como os riscos das redes sociais.

Basta a palestrante, a guarda-civil Simone Regina da Silva, perguntar quem tem celular, facebook e whatsapp, que a maioria levanta as mãos.

“As redes sociais têm suas vantagens, como por exemplo, facilitar a comunicação entre as pessoas. Hoje você conversa com um familiar ou amigo em outro país sem precisar pagar por uma ligação interurbana. Mas também tem seus riscos e é isso que pretendemos alertar as crianças”, alerta a guarda-civil.

Outro assunto abordado é o bullyng, um problema bem conhecido nas escolas e que pode resultar em consequências sérias tanto para as vítimas quanto para os agressores. “Bullyng não é brincadeira e pode ocorrer também no plano virtual, quando a pessoa usa a rede social para caluniar e difamar o outro”, ressalta Simone.

Durante a palestra a voz da guarda-civil é ouvida pela classe, que acompanha atenta as orientações. Um aluno interrompe para dizer que tem facebook, mas que sua mãe sabe a senha. “Ela olha tudo”, diz João Vitor Astute da Silva, 10 anos.

Para outro aluno, Luan Oliveira Abreu, 10 anos, foi a “parte sobre bullyng” que despertou mais o interesse. “Gostei da explicação sobre bullyng. A gente não pode ficar humilhando o outro”, disse.

A guarda-civil Simone reforça que a ideia de conscientizar as crianças é para que as mesmas sejam multiplicadoras. “Trabalhamos com os alunos do 5º ano justamente para que as próprias crianças ajudem a propagar a orientação espalhando isso para os amiguinhos, primos e irmãos”, diz.

Programação – Neste mês de abril, estão agendadas palestras nos dias 6, 11 e 13 na EMEF Maria Luiza Vasques, no bairro Rio Comprido. O agendamento das escolas é feito por meio da Secretaria Municipal de Educação.

(Rosana Antunes/PMJ – Foto: Cristina Reis/PMJ)

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome