Estudantes são beneficiados com novo método para produção de TCC

Professor Amilton Quintela desenvolveu um método online para ajudar estudantes universitários de todo o país na entrega do TCC e demais trabalhos acadêmicos, colaborando para a redução da evasão universitária brasileira.

0
562
SB post

Por nove anos consecutivos, Amilton Quintela foi professor especializado em orientação de trabalhos acadêmicos. Estima ter auxiliado mais de 12 mil alunos neste período a apresentarem monografias e artigos científicos em geral (incluindo o TCC), com notas máximas em boa parte dos casos. Com a experiência e convívio diário com universitários, percebeu a dificuldade que estes tinham em compreender conceitos técnicos, resumos ou interpretar textos científicos. É unânime no meio estudantil a impressão de que produzir um TCC é algo extremamente complexo. A maioria não se sente capaz de fazê-lo, mesmo estando em seu último ano de formação.

Pensando em auxiliar essa categoria, o professor dedicou seu tempo e conhecimento para criar um método que desmistificasse o processo e empoderasse os formandos, dando a estes a oportunidade de fazer um TCC em poucas semanas. Para Amilton, este é um prazo totalmente viável para a entrega de um trabalho acadêmico, desde que se apliquem as técnicas de estudo corretas. Basta otimizar o tempo, sem perder energia em referências bibliográficas desnecessárias ou pesquisas sem objetivo pré-definido.

A iniciativa é louvável se considerarmos alguns números do Censo do Ensino Superior, divulgado pelo Inep/MEC em 2017: a evasão nos Cursos Universitários atingiu o patamar de 23%, número que têm se mantido praticamente o mesmo nos últimos 10 anos. Quando separado por tipo de curso, os percentuais podem ser mais agravantes. Como no caso dos cursos tecnológicos, que atingiram uma média de 41% de matrículas trancadas. Segundo o mesmo estudo, as instituições privadas são as que mais sofrem desistências na grade curricular.

Com o objetivo de entregar uma orientação acadêmica de melhor qualidade que, ao mesmo tempo, tivesse o ritmo e linguagem dos estudantes, Amilton Quintela criou o curso online, TCC Sem Drama. A ideia era tornar o conteúdo acessível para o maior número de alunos, tanto no Brasil como no mundo. Assim, “falta de tempo ou um professor-orientador desinteressado deixarão de ser empecilho para a obtenção do diploma”, garante o professor.

No site do curso existem uma série de depoimentos de pessoas que adquiriam o método e foram beneficiadas, relatando sua experiência com o conteúdo. Boa parte são universitários que estavam às vésperas da apresentação do trabalho e não sabiam mais o que fazer. Alguns sequer tinham o tema e o problema de pesquisa definidos porém, conseguiram concluir suas teses de 2 a 4 semanas. Além de evidenciar a defasagem no ensino superior brasileiro, esses relatos mostram que não precisam grandes sacrifícios para concluir um TCC. Como diz o professor Amilton: “Informação demais atrapalha, tempo demais também.”

Essa nova forma de encarar o Trabalho de Conclusão de Curso é benéfica para os dois lados. Em primeiro para o estudante, ser social adulto, que concilia rotina de trabalho, filhos, família e lazer com os estudos. Para estes, fazer mais em menos tempo é fundamental. As Faculdades por sua vez ganham com a qualidade dos trabalhos apresentados e motivação dos alunos e professores, além da redução de desistentes ao longo do semestre.

O ensino universitário pode ser descomplicado, falar a língua do estudante e colocar o Brasil em um novo patamar e nível de ensino. Se iniciativas privadas e isoladas como essa da criação do treinamento TCC Sem Drama são capazes de melhorar a vida de milhares de estudantes, o que poderemos esperar quando os poderes públicos também implementarem mudanças na educação convencional?

Para saber mais sobre o curso TCC Sem Drama e o trabalho do professor Amilton Quintela, acesse: http://tccsemdrama.net

Website: http://tccsemdrama.net

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome