Como um software de gestão escolar pode auxiliar sua escola a combater a inadimplência

Saiba como acabar com a inadimplência na instituição de ensino utilizando um software de gestão escolar com módulo dedicado especialmente a área financeira

0
245
SB post

Quando pensamos em gestão escolar, logo associamos o trabalho com a área pedagógica da instituição. Essa realmente é a principal incumbência das escolas, que assumem junto com as famílias a missão de formar os alunos de maneira integral.

Mas, dentre as atividades relacionadas à gestão escolar, há outras áreas que precisam de uma atenção especial dos gestores, como a financeira. Nesse setor, um dos principais desafios das instituições é o de combater a inadimplência, um problema que pode abalar as finanças do colégio, bem como o seu crescimento.

Acabar com a inadimplência pode até aparecer algo difícil, pois envolve uma série de detalhes que devem ser gerenciados de perto pelos profissionais da área. Esse é um serviço que não deve ser realizado manualmente, pois esse tipo de gerenciamento pode intensificar ainda mais os problemas financeiros da escola.

A solução é adotar um sistema de gestão escolar que tenha um módulo dedicado a administração financeira. Juntos, esses recursos tecnológicos conseguem auxiliar as escolas a combater a inadimplência e a manter a saúde financeira da instituição em ordem.

Ficou interessado em conhecer mais sobre essa parceria? Então, veja a seguir como o software de gestão escolar pode ajudar a gerenciar as finanças do seu colégio.

Conheça o papel dos módulos financeiros utilizados nas escolas
Para organizar o setor financeiro, é importante que os colégios utilizem um bom sistema de gestão escolar que tenha um módulo dedicado especialmente para as finanças. Nele, os profissionais da área poderão registrar, controlar e analisar dados da contabilidade financeira da instituição de ensino.

Esses módulos assumem a missão de informatizar o setor financeiro da escola, deixando de lado as tarefas que eram realizadas manualmente em livros e diversas planilhas. Outra vantagem é que esses módulos facilitam o dia a dia dos profissionais e diminuem a burocracia tão comum no departamento financeiro. Todos esses pontos positivos contribuem, também, para a diminuição da inadimplência, como mostraremos a seguir.

Veja como um software de gestão escolar auxilia no combate a inadimplência
Como vimos, controlar as finanças é importante para combater a inadimplência na instituição de ensino. Para isso, contar com um bom software de gestão escolar que abranja o setor financeiro é essencial, já que com a correria diária é quase impossível o gestor fazer análises ou mesmo solicitá-las para o departamento financeiro do colégio.

Ao adotar um software de gestão escolar completo, a escola conseguirá acessar rapidamente e a qualquer momento todo o seu fluxo financeiro, auxiliando em etapas importantes, como na diminuição da inadimplência dos alunos. Veja a seguir outros ganhos proporcionados por esse recurso tecnológico:

Controle total sobre as operações financeiras;Diminuição da inadimplência com o controle eficaz de contas a receber;Possibilidade de disponibilizar a ficha financeira e a 2ª via do boleto bancário via internet;Registro e acompanhamento das contas a pagar;Informações para apoiar a tomada de decisões, por exemplo, relatórios de fluxo de caixa, descontos concedidos, faturamento por turma, dentre vários outros pontos;Informatização de processos com a integração com os principais bancos, o que permitirá a eliminação de erros e a otimização de rotinas financeiras.
Saiba como a integração dos dados da instituição com a área financeira ajuda na gestão escolar de excelência
Neste artigo, mostramos que um software de gestão escolar que oferece um módulo financeiro pode ajudar as instituições de ensino a combater a inadimplência. Isso é possível porque boas plataformas disponíveis no mercado, como o SophiA, desenvolvido pela Prima, permitem que a área financeira da escola tenha acesso aos dados relativos ao cadastro dos estudantes, pois tudo está sincronizado no software.

Essa função faz com que os responsáveis pelo setor possam criar planos de pagamentos para os alunos e disponibilizar os boletos para as famílias, inclusive a segunda via, também pela internet.

Hoje, mostramos como um software de gestão escolar com um módulo dedicado a área financeira pode ajudar a combater a inadimplência nas instituições de ensino. Se você ainda não utiliza essa tecnologia em sua escola, não deixe de testar gratuitamente todas as funcionalidades do software SophiA. Clique aqui e acesse!

Sobre a Prima
Fundada em 1993 por profissionais do ITA e da Unicamp, a Prima (empresa desenvolvedora da linha de softwares SophiA) é, desde sua criação, especialista no desenvolvimento de soluções tecnológicas para o gerenciamento de instituições de ensino curriculares, escolas de cursos livres, bibliotecas e acervos não-bibliográficos.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome