Falar de crise no Brasil, está virando clichê, todos falam dela, a vivenciam e muitos já até se habituaram. Embora tenha havido uma melhora no mercado de vendas em 2017, com relação ao ano anterior, algo em torno de 10 a 12%, varejistas de diversos setores da economia ainda passam por sufocos para manterem-se de pé.
Aliados à crise, o desemprego, a queda do poder de compra, dúvidas quanto ao futuro do país e uma enorme insegurança em torno do bolso dos cidadãos; empresários, muitas vezes sem conseguirem apelar para soluções alternativas, fecham suas portas. Segundo uma pesquisa feita pelo IBGE no último trimestre do ano passado, a taxa de desempregados no Brasil está beirando 12,6 % e atinge 13,1 milhões de trabalhadores.
Em períodos como este, o consumidor tende a adotar prioridades básicas, deixando marcas preferenciais de lado e optando pelas que ofereçam preços menores. Sendo assim, não é difícil imaginar o pânico dos empresários que precisam vender suas mercadorias e ainda enfrentar o desafio de juros altíssimos, inflações, e as dificuldades em conseguir crédito.
Quando os donos de negócios se veem no sufoco, normalmente tendem a fazer cortes, e fazem esses cortes muitas vezes na área do Marketing de suas empresas, já que classificado como sendo apenas um gasto ou luxo.
Este corte pode ser tremendamente perigoso se considerarmos o poder que uma imagem bem calcada representa nos dias de hoje. Inúmeras empresas galgam sua própria derrocada ao tirarem seus negócios das mídias digitais, ao deixarem de investir em propagandas etc. E eis o primeiro erro.
O SPC (Seguro de proteção ao crédito) e o Portal de educação financeira ‘’ Meu bolso feliz’’, nos informa que 90% dos consumidores, pesquisam na internet antes de comprarem um produto em lojas físicas. Se você é dono de um negócio ou pretende adentrar a área do empreendedorismo, deve gravar esta informação e dar total crédito em sua veracidade.
Se a maioria dos seus consumidores estão nas mídias digitais, é para lá que você deve ir também, e isso não significa apenas ter um comércio online de vendas, mas ter um bom seguimento de conteúdos, posts relevantes, designer dinâmico etc. É o Marketing Digital o responsável por esse processo, e é por conta dele que inúmeras empresas saem do buraco.
Um relatório publicado pela consultoria americana Emarketer, aponta um considerável crescimento no mercado de lojas virtuais, eles preveem que o varejo online em 2018, possa arrecadar R$ 26,17 bilhões de reais. Sem contar os lucros gerados pelas visualizações de conteúdos produzidos pelas empresas em Blogs, a interação nas redes sociais e consequentemente, a divulgação da marca que será lembrada na hora de efetuar uma compra.
No entanto, existem vários tropeços que fazem com que uma empresa não consiga obter resultados nas mídias digitais. Estes, frutos de má gestão ou de fazerem do senso comum, um guia para as estratégias na rede. Vejamos alguns exemplos:
Sites
Layout
Entre os erros mais cometidos pelas empresas na hora de fazerem Marketing Digital, está a desatualização do Layout do site da empresa. Já dissemos que visual conta como um forte parâmetro de escolha, e não só isso, funcionalidades atualizadas que facilitem a navegação, de acordo com o ramo do negócio, traz grandes benefícios e tende a converter muito mais. Conversão no Marketing Digital, quer dizer LUCRO.
Rankeamento
Estar bem posicionado nas redes de busca, é o que garante mais visibilidade ao seu negócio. No Google por exemplo, há pelo menos 600 critérios usados para que um site suba ao topo dos resultados de pesquisa, claro, muitos desses critérios não são divulgados, mas pode-se achar facilmente vários deles, através de pesquisas. Quanto melhor posicionado, mais chances de ser encontrado. Considerar estes aspectos, é indispensável para uma boa estratégia de marketing nas redes.
Blogs
Páginas flexíveis
Blogs e sites, precisam ser flexíveis, isto quer dizer que, é necessário que se adaptem a qualquer tipo de dispositivo que o usuário disponha para acessar seu endereço eletrônico. Ter um Blog e site responsivos, que mudam a aparência e disposição, com base no tamanho da tela que o endereço está sendo exibido, é fundamental em tempos em que existem várias opções de aparelhagens móveis para acessar a internet.
A compatibilidade de um site com dispositivos móveis, se tornou um fator de classificação nos resultados de buscas do Google, ou seja, gera mais rankeamento para chegar ao topo das pesquisas.
Artigos atualizados
Manter um calendário editorial, é uma prática necessária para que as postagens do blog estejam sempre atualizadas. Não é nada agradável para o usuário, buscar por informações em um blog e se deparar com textos escritos em 2013. Atualizar, mostrar que o blog está sempre em dias, demonstra que a empresa está na ativa.
Redes Sociais
Posicionamento político
Sabemos que a discussão política está em alta em todos os ambientes hoje em dia, vê-se em algumas Fanpages de empresas, posts sobre partidos políticos, posicionamentos tendendo para ‘esquerda’ ou ‘direita’, promoção de debates etc. É importante ter em mente a passionalidade que as empresas devem ter. Não é nada interessante perder clientes por conta de assuntos que fazem parte de instâncias que não devem entrar no ramo do comércio.
LinkedIn
O LinkedIn, é uma rede social voltada para a promoção de perfis profissionais e empresariais. Muitas empresas que não têm perfil na rede, perdem grandes oportunidades de estarem se divulgando em uma rede mais séria e que é usada por inúmeros profissionais para fazerem bons negócios. Faça um perfil no LinkedIn e suba ao patamar dos grandes empreendimentos.
Cleber Paiva, trabalha com Marketing Digital há dez anos e é o atual proprietário da Agência FocoSales, ele atesta estas dicas como básicas e também fundamentais para serem estabelecidas como parâmetro na hora de fazer observações sobre o que a sua empresa anda transmitindo nas redes. Trabalha com consultoria de marketing digital e já atestou o crescimento de inúmeros negócios trabalhando o marketing dessas empresas nas redes.
Website: http://focosales.com/