A importância de monitorar a segurança da informação em uma empresa

Conheça os benefícios de ter profissionais bem treinados monitorando a TI de sua empresa

0
578
SB post

Com novas tecnologias chegando ao mercado dia após dia, praticamente todas as operações e processos realizados dentro de uma empresa hoje, são feitos por sistemas digitais. O objetivo da segurança da informação é monitorar e proteger esses dados armazenados, implementando mecanismos que anulem qualquer ameaça ou vulnerabilidade do sistema, falhas que podem crescer juntamente com o avanço digital. As ameaças podem ser externas, das mais diversas modalidades, ou internas, por erro técnico ou humano. Além desses mecanismos de defesa, a segurança da informação gerencia os principais ativos que suportam o negócio, minimiza riscos e aumenta o retorno dos investimentos. Não se trata apenas de proteger os dados, é necessário expandir a visão sobre a importância desse tipo ação, a fim de evitar problemas de gestão.

Controle de acesso

Controle de acesso é a habilidade de negar ou permitir a utilização de sistemas ou arquivos por um colaborador. A produtividade de uma equipe pode ser aumentada – e muito -, com este monitoramento, pois ele evita a perda de tempo pelo uso indevido da internet, assim como aumenta a segurança da empresa contra vírus e malwares. Como consequência, reduz o período de manutenção ou recuperação após falhas do sistema.
Proteção de dados

Ter um sistema de segurança da informação bem implementado também gera confiabilidade. Os dados dos clientes devem ser protegidos sob qualquer circunstância, e quanto melhor for realizado esse trabalho, maior será o destaque da empresa em relação à concorrência. O sistema adequado cria melhores estratégias de prevenção, simplificação de processos, eficiência nas operações e, somado ao aumento da produtividade, consequentemente, há redução de custos. No cenário atual, para que uma empresa cresça e fortaleça sua imagem no mercado, além de todas as outras funções, é de extrema relevância que haja um monitoramento de segurança eficiente.

Entenda mais sobre segurança da informação

A segurança da informação possui três fundamentos básicos: a confidencialidade, referente ao sigilo e restrição do acesso à informação; a integridade, que assegura a manutenção de todos os dados armazenados em sua forma original, evitando qualquer tipo de violação; e a disponibilidade, que garante que a informação estará disponível sempre que o usuário necessitar. Independentemente do planejamento de segurança que for estabelecido na empresa, ele deve ser regido por esses princípios. Após implementado, precisa ser mantido e monitorado com o máximo de atenção.

Como obter esse tipo de serviço

Qualquer empresa pode adquirir o monitoramento da segurança da informação por meio de serviços terceirizados, ou fornecendo treinamento para seus próprios profissionais de TI. Não basta ter uma tecnologia de ponta, é preciso utilizar desse potencial ao máximo.

“A certificação internacional conquistada em treinamentos é a garantia de que a equipe estará devidamente preparada para manter a segurança da informação. As empresas precisam investir em conhecimento para que haja planejamento e implementação de novas políticas de proteção de dados e monitoramento. São de extrema importância treinamentos de qualidade com referências mundiais, para que os profissionais tenham a mais alta capacitação e possam encarar qualquer desafio”, explica Dario Caraponale, sócio da Strong Security Brasil (www.strongsecurity.com.br), empresa pioneira em produtos e serviços na área de segurança da informação, como gerenciamento de segurança de informação e consultoria.

A importância do monitoramento da segurança da informação

É fundamental que toda empresa execute o monitoramento da segurança da informação, por meio de aplicação de patch, controle de vulnerabilidade e disponibilidade. Há ainda a possibilidade de instalar um SOC (Security Operanting Center), ou seja, Centro de Operação de Segurança. Trata-se de uma plataforma que detecta incidentes relacionados à segurança digital em uma empresa, fazendo a coleta de dados, análise e propondo uma reação da TI. “Mesmo assim, é comum as empresas implementarem o monitoramento, mas não fazerem nada com os alertas”, diz Caraponale. Segundo ele, o modelo de monitoramento 24 horas, muitas vezes, ainda é inviável para a maior parte das empresas, devido aos altos custos para manter equipes 24 horas. “Uma consultoria em segurança da informação pode ser mais barata e eficiente, já que ela alerta ao gestor sobre pontos que não estão sendo feitos ou cuidados”, orienta.

Saiba mais

A Strong Security Brasil é uma empresa que oferece soluções de segurança da informação com consultoria em segurança da informação, implementações, suporte, serviços gerenciados (MSS) e revenda de produtos de grandes fabricantes. A empresa ganhou, por cinco anos consecutivos, o prêmio da EC-COUNCIL , como melhor centro de treinamento de segurança da informação. Esse treinamento é feito em parceria com referências mundiais (EC-COUNCIL, (ISC)2, CompTIA, PECB), garantindo as principais certificações internacionais em segurança da informação.

Para mais informações, acesse: www.strongsecurity.com.br.

Website: http://www.strongsecurity.com.br

Conheça o portal de anúncios Será que Tem?

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome