São Bernardo promove 2ª edição do Fórum do Idoso com médico Fernando Gomes Pinto

Convidado do programa “Encontro com Fátima Bernardes” abordará dicas de como viver melhor na terceira idade

0
680
SB post

A Prefeitura de São Bernardo promove nesta sexta-feira (20/10), das 14h às 16h, o 2º Fórum Municipal do Idoso de 2017, que será realizado no Teatro Cacilda Becker, no Paço. Nesta segunda edição, o tema do evento será “Como viver melhor e mais feliz no mundo atual”, com palestra do médico e convidado do programa “Encontro com Fátima Bernardes”, da Globo, Dr. Fernando Gomes Pinto. No mês passado, o Fórum abordou sobre o Alzheimer.

Professor livre docente pela Disciplina de Neurocirurgia da USP, Fernando Gomes Pinto é autor de livros como “Neurociência do Amor”, “Papo cabeça”, “Misteriosamente sem segredos”, “Hidrocefalia de Pressão Normal (HPN)”, “Você sabe como seu cérebro cria pensamentos” e “Exercícios e Posturas e Manual de Iniciação em Neurocirurgia”. O evento será gratuito e aberto ao público, com organização da secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo.

“A Prefeitura está cada vez mais engajada na promoção de políticas sociais e que alcance todos os públicos. A primeira edição foi um sucesso de repercussão e agora vamos buscar mais temas relevantes”, destacou o prefeito Orlando Morando.

Realizado desde 2002 no plenário da Câmara, o Fórum do Idoso tem como finalidade orientar os idosos sobre a prática do envelhecimento saudável e reforçar a importância de se manter ativo para conquistar o bem-estar na terceira idade.

“Este evento é realizado há 15 anos na cidade e já é considerado uma tradição entre o público idoso de São Bernardo. Desta ação, os idosos levam lições e aprendizados que são importantes para a adoção de práticas saudáveis e que promovem uma melhor qualidade de vida em diversos aspectos”, destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Hiroyuki Minami,  um dos idealizadores a ação.

Primeira edição – Em setembro, a Prefeitura de São Bernardo já havia realizado edição do Fórum, com participação de grande público, que lotou o teatro Cacilda Becker. Na ocasião, a palestra escolhida abordou o tema “Sintomas e Tratamento para a doença de Alzheimer”, que foi esmiuçado pelo Professor Norton Sayeg, médico especialista em Geriatria e Gerontologia. A presidente do Fundo Social de Solidariedade e primeira-dama, Carla Morando, realizou a abertura, destacando o papel da Administração na fomentação destes eventos.

Descoberta no início do século XX pelo psiquiatra e neuropatologista Alois Alzheimer, a doença é a forma mais comum de demência. A enfermidade afeta 1% dos idosos entre os 65 e 70 anos, mas a prevalência aumenta exponencialmente com a idade, sendo de 6% aos 70, 30% aos 80 anos e mais de 60% depois dos 90 anos.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome