São Bernardo aprova COMTUR e município avança para o MIT

0
488
SB post

Projeto do Executivo recebe aval da Câmara para instituição de conselho estrutural para efetiva de Município de Interesse Turístico

A cidade de São Bernardo solidificou nesta quarta-feira (07/03) a última etapa do projeto de conquista ao título de Município de Interesse Turístico (MIT). Trata-se da instituição do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), proposto pelo Executivo e aprovado, por unanimidade, pela Câmara Municipal.

O projeto de Lei é uma das prioridades da Administração, sob gestão do prefeito Orlando Morando, e constitui o órgão local na conjugação de esforços entre o Poder Público e sociedade civil. Sua principal função será nortear as ações de planejamento para questões referentes ao turismo da cidade.

“Buscamos o potencial da cidade em todo o seu aspecto e o turismo é um destes fatores. Trabalhar por isso é valorizar nossa história e riqueza natural. As etapas estão cumpridas e esperamos consolidar o quanto antes esta importante marca para o município”, destacou o prefeito Orlando Morando.

No fim do ano passado, São Bernardo já havia obtido um importante passo neste planejamento. Por meio da apresentação do Plano de Diretor de Turismo e demais documentos necessários recebeu o aval da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) para concretização do processo.

No documento apresentado à Alesp, o município também comprova aptidão para o turismo, como disposição de rede de hospedagem, serviços de alimentação e de informação turística. Além do carro-chefe do segmento na cidade, o Turismo
Industrial – que promove visitas monitoradas a empresas da cidade para promoção de conhecimento sobre os processos produtivos –, São Bernardo também conta com extensa área verde que abriga parques e polos ecoturísticos, como o Parque Estoril, na região do Riacho Grande, o Polo Ecoturístico Caminhos do Mar, a Prainha do Riacho Grande, além de atrações tradicionais como a Cidade da Criança e Pavilhão Vera Cruz.

“Estamos trabalhando fundamentando cada passo para levar o município a uma conquista histórica. Ter o MIT nos colocará em possibilidade de trazer recursos e desenvolver políticas modernas e atrativas ao município”, frisou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Hiroyuki Minami.

Leandro Baldini

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome