Congresso marca adesão de mais duas empresas ao Turismo Industrial de São Bernardo

0
719
SB post

Primeiro dia de evento reuniu 500 pessoas de 40 cidades para debate sobre tendências e expectativas para o Turismo Industrial do País

Com presença de 500 participantes, o primeiro dia do 2º Congresso Brasileiro de Turismo Industrial, promovido pela Prefeitura de São Bernardo na unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), foi marcado pela consolidação de São Bernardo como capital da modalidade turística e pela adesão de mais duas empresas ao programa de Turismo Industrial praticado na cidade. O projeto, que já tem 12 empresas parceiras, passou a contar oficialmente com participação das empresas Toyota do Brasil e Cervejaria Balmann, que promoverão visitas monitoradas às fábricas a partir de janeiro do próximo ano.

Em agosto passado, a Toyota já havia inaugurado seu Centro de Visitas, que tem como objetivo levar os visitantes a uma viagem pelo passado, presente e futuro da empresa, destacando as atividades mais importantes da Toyota no Brasil e no mundo. Com a inauguração do Centro de Visitas, a empresa conclui o projeto São Bernardo ReBorn, que investiu R$ 70 milhões na planta da cidade. Só o Centro de Visitas recebeu o aporte de R$ 5 milhões.

Além da Toyota e da Cervejaria Balmann, a Prefeitura também mantém diálogo para atração das Ecovias, da Weg, além de outras duas empresas para o programa. Atualmente, o projeto, considerado um dos precursores no País, já conta com parcerias da Scania, Masipack, Zurich Termoplásticos, a Basf – Tintas Suvinil, a Omnisys, a Wheaton Brasil, a Formag´s Gráfica e Editora, a Mercedes-Benz do Brasil, a Fundação Espaço Eco, a Friozem Logística, a Volkswagen do Brasil e Empresa Metropolitana de Água e Energia (Emae) – este último promovendo visitas à usina hidrelétrica Henry Borden.

“Esta é uma atividade extremamente importante, que valoriza as empresas da nossa cidade e dá ao turista que vem a São Bernardo a possibilidade de conhecer nosso parque industrial, que é um dos primeiros e maiores do País. Espero que todos aproveitem muito esses dois dias de Congresso, para que possamos potencializar cada vez mais o Turismo Industrial de São Bernardo”, destacou o prefeito Orlando Morando, em vídeo preparado especialmente para os participantes. O chefe do Executivo está em agenda oficial como presidente do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, na Bélgica.

O prefeito foi representado no evento pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Hiroyuki Minami, e pelo diretor de Turismo e Eventos e Coordenador do programa de Turismo Industrial de São Bernardo, Fernando Bonisio. “São Bernardo aposta muito no Turismo Industrial, que tem crescido muito na cidade graças às grandes empresas que temos aqui e que embarcaram neste projeto junto à Prefeitura”, informou Minami.

A estimativa é que os dois dias de Congresso reúnam mil pessoas, vindas de 40 cidades e cinco Estados brasileiros. Também compuseram a mesa do evento o adjunto da pasta, Fernando Martini, o gerente do Senac São Bernardo do Campo, Jurandir Santos, o diretor Jurídico do Consórcio, Uriel Aleixo, e a presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Sandra Regina Cracco.

 

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome