Donos de imóveis em Santo André já podem modernizar ligação de água

Caixa UMA dá mais segurança contra violações e vazamentos do conjunto cavalete/hidrômetro

0
742
Divulgação/ Semasa
SB post

O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) começou a oferecer para seus usuários a troca voluntária da ligação de água para o novo padrão adotado pelo município, a Caixa UMA (Unidade de Medição de Água). Utilizada nas novas ligações solicitadas ao Semasa desde dezembro de 2017, a UMA mantém o conjunto do cavalete e hidrômetro abrigado em uma caixa plástica de policarbonato, que é lacrada. Usuários que optarem fazer a troca do equipamento pagarão apenas o valor da Caixa, R$ 64,35 (equivalente a 16,70 FMP – Fator Monetário Padrão), sem a necessidade de arcar com o custo desta troca, desde que o remanejamento da ligação não seja superior a cinco metros do cavalete atual.

A Caixa UMA foi adotada pelo Semasa ano passado com o objetivo de proteger padronizar as ligações de água, garantindo vários benefícios aos usuários. A UMA protege o hidrômetro de danos provenientes de intempéries e da ação do tempo, que podem ocasionar vazamentos, e também de violações e depredações. Além disso, ela facilita o trabalho do leiturista e dá mais segurança ao morador, pois o agente do Semasa não precisa mais entrar no imóvel para fazer o registro do consumo.

Para novas ligações de água de ¾”, a instalação da UMA é obrigatória desde dezembro do ano passado. A novidade agora é que proprietários de imóveis, inclusive daqueles que possuem ligações do tipo estaleiro – com dois ou mais hidrômetros – que também desejarem os benefícios da UMA já podem fazer a solicitação e retirar o equipamento em qualquer Posto de Atendimento do Semasa. Em Santo André, cerca de 90% das ligações podem ser beneficiadas.

Após a aquisição, o usuário deve providenciar a instalação da Caixa no muro frontal do seu imóvel. O equipamento também pode ficar em um muro lateral, desde que o leiturista do Semasa tenha livre acesso à parte frontal da UMA. Um manual de instalação acompanha a Caixa e o morador ainda recebe no posto de atendimento do Semasa um folheto explicativo com as orientações sobre a instalação. O folheto também está disponível no site do Semasa (www.semasa.sp.gov.br).

A Caixa UMA é um modelo para ligação de água já amplamente utilizado por outras companhias de saneamento no Estado, como a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), o Saesa (Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental), em São Caetano do Sul, e a Sanasa (Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento), em Campinas.

Texto: Paloma Alvarez

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome