Destaques para o Aniversário de Santo André

Hasteamento de bandeira e concerto da Orquestra Sinfônica são destaques no dia do aniversário de Santo André Programação contou ainda com a tradicional homenagem a João Ramalho

0
536
SB post

A programação de festejos no dia do aniversário de 465 anos de Santo André começou cedo, com a tradicional homenagem a João Ramalho, fundador da cidade, no domingo (8). A homenagem contou com a participação do Tiro de Guerra, Escoteiros Mirins e da Banda Lira. Em seguida, ocorreu a cerimônia de hasteamento da bandeira de Santo André na Praça Adhemar de Barros, na rua Coronel Alfredo Fláquer com a avenida Santos Dumont.

“Para celebrar os 465 anos de Santo André, devolvemos à cidade seu símbolo maior: a sua bandeira, que foi hasteada no Ipiranguinha. Outras três serão instaladas em outros pontos da cidade. Recuperar a história de Santo André é resgatar a memória de nossa gente. Mas queremos olhar para o presente e planejar os próximos anos, para que Santo André seja a cidade que queremos para o futuro”, afirmou o prefeito Paulo Serra.

Ainda pela manhã o prefeito e a primeira-dama, Ana Carolina Barreto Serra, participaram de um café da manhã no McDonald’s da avenida Santos Dumont, onde foi anunciada a ampliação da rede, com uma nova unidade na avenida dos Estados, que deve ser inaugurada no dia 26 de abril, gerando 80 vagas de emprego para o município.

Já o Parque Central teve o gramado totalmente ocupado pelo público, que acompanhou a Orquestra Sinfônica de Santo André (OSSA). Sob a batuta do maestro Abel Rocha, 69 músicos subiram ao palco da tenda amarela para tocar “Abertura Finlândia”, de Jean Sibelius, reprisando a primeira peça tocada no concerto de inauguração da orquestra, 30 anos atrás. “A escolha das músicas para o programa de hoje tem a ver com o ano de 2018. Além dos 465 anos de Santo André, a orquestra comemora também três décadas de existência. Na apresentação de hoje, estamos trazendo músicas que estiveram no primeiro concerto da OSSA, justamente para fazer essa memória de seu crescimento”, explicou Rocha.

O maestro também adiantou que, ao longo do ano, os concertos da OSSA terão convidados que possuem um envolvimento pessoal com os anos de formação da orquestra. “No primeiro concerto do ano tivemos o Matias de Oliveira Pinto, que foi professor de grande parte dos violoncelistas do naipe. Em maio, teremos a Elisa Fukuda, que também foi professora de muitos violinistas da orquestra. Enfim, estamos com um conjunto de parcerias com músicos e com entidades para trazer uma diversidade na programação”.

O Parque Central foi um dos vários equipamentos da cidade com agenda extensa neste domingo. Além da OSSA, o Coro da Cidade de Santo André também se apresentou na entrada do espaço. Food trucks estacionaram na tenda azul, trazendo opções de pratos e bebidas para matar a fome e sede do público, e a companhia Tricromática apresentou a peça “Ciranda Cirandá, o boi que queria voar” na tenda amarela, que depois recebeu mais atrações musicais.

Os banheiros públicos do Parque Central, localizados próximos à tenda azul, que passavam por reforma desde o final do ano passado, foram reabertos neste domingo. São seis boxes no sanitário masculino, um deles adaptado e nove no feminino, um deles também adaptado para deficientes.

Cinema a céu aberto – Uma das últimas atrações de destaque do dia ocorreu também no Parque Central. Visitantes puderam assistir a uma sessão de cinema gratuita e ao ar livre, com a exibição do filme “A Teoria de Tudo”, baseado na vida do astrofísico Stephen Hawking, que teve importantes contribuições para a comunidade científica e faleceu recentemente, após anos de luta contra com a doença degenerativa da qual era portador, Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA).

A programação de aniversário da cidade se estende por todo o mês de abril. No próximo domingo (15), haverá, dentro do “Domingo no Paço”, o 1º Fest Fusion no estacionamento do Paço Municipal de Santo André. Será um encontro de automóveis Ford Fusion com exposição, stands do setor automotivo, espaço mulher, food trucks, feira de adoção de cães e gatos e amostra do Festival de Cambuci. Haverá ainda inauguração da UPA Bangu no dia 21 de abril.

A programação completa está disponível no site http://www3.santoandre.sp.gov.br/santoandre465anos/index.php/programacao-completa/

Daniele Vieira e Bianca Fontes

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome