Trecho do rio Tietê em Suzano recebe serviços de desassoreamento

0
537
SB post

Uma escavadeira e uma balsa executam os trabalhos nas proximidades da ponte de acesso ao Rio Abaixo, fazendo a retirada de sedimentos e detritos do leito

Os serviços de desassoreamento do rio Tietê executados pelo governo estadual no Alto Tietê chegaram a Suzano nesta semana. No local, uma escavadeira e uma balsa executam os trabalhos nas proximidades da ponte de acesso ao Rio Abaixo, fazendo a retirada de sedimentos e detritos do leito. O objetivo é baixar o nível da calha do rio e, consequentemente, de córregos e canais que deságuam no Tietê.

Dentre os locais mais beneficiados com a obra do Estado estão o Parque Maria Helena e Vila Maluf. Com o trecho do rio desassoreado em Suzano, somado aos trabalhos de limpeza de bocas de lobo da Secretaria Municipal Manutenção e Serviços Urbanos, a expectativa é que, em períodos de chuvas densas, bairros no entorno do rio não sejam prejudicados com alagamentos.

A soma aos esforços para minimizar os impactos das chuvas na cidade também é feita por meio de outras obras executadas na região norte, como, por exemplo, o recapeamento da avenida Francisco Marengo, que contempla a reforma de bueiros e caixas de drenagem de águas pluviais. Também há a implantação da ciclovia da avenida Vereador João Batista Fittipaldi, onde são realizados, paralelamente, os trabalhos de limpeza das bocas de lobo e dos canais de drenagem.

O trabalho do governo estadual na região, coordenado pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), contempla a limpeza e o desassoreamento de 44,2 quilômetros do rio Tietê, entre a foz do córrego Três Pontes, em Itaquaquecetuba, e a foz do córrego Ipiranga, em Mogi das Cruzes. O investimento total é de R$ 55,9 milhões. Ao final, as máquinas irão remover um total de 500 mil metros cúbicos de sedimentos e lixo depositados no fundo do rio.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome