Com a recuperação de maquinário e a instalação de novo tanque de armazenamento de matéria-prima será possível incrementar ações de tapa-buraco
Está previsto para a segunda quinzena de fevereiro o início das operações da Usina de Asfalto Frio da Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos de Suzano. As instalações poderão permitir a extensão dos trabalhos de tapa-buraco e recuperação do pavimento no município com custos reduzidos.
O serviço de revitalização da usina, localizada no Parque Residencial Casa Branca, começou no final de 2017, com a etapa de planejamento das obras de reforma. A recuperação do maquinário teve início em novembro do ano passado, e envolveu tanto as instalações que preparam a massa asfáltica quanto os veículos utilizados no trabalho.
Segundo a Secretaria Municipal de Manutenção e Serviços Urbanos, a principal novidade é a implantação de um segundo tanque de armazenamento de matéria-prima para a cobertura de asfalto, o que aumentará a capacidade de produção das equipes de trabalho. O tanque original, além de ter capacidade reduzida, apresentava vazamentos que dificultavam o trabalho com o material, principalmente na época de frio.
Paralelamente a isso, a Prefeitura de Suzano também está atuando para coordenar os trabalhos de infraestrutura com a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) para a realização de obras de contrapartida no município.
A expectativa do chefe da pasta, Ari Serafim Barbosa, é de que a Usina de Asfalto Frio do município possa produzir até 55 toneladas de massa asfáltica em um período de duas horas.