21.2 C
São Paulo
29/ 04/ 25
Inicio Outras Cidades São Sebastião Casa Brasileira (São Sebastião) vai contar com exposições gratuitas nesta semana

Casa Brasileira (São Sebastião) vai contar com exposições gratuitas nesta semana

Exposições acontecem de terça-feira a domingo, todos os dias das 14h às 21h

0
605
Crédito: Divulgação
SB post

A Prefeitura de São Sebastião em parceria com o Instituto Mpumalanga e o Instituto Candeias vai expor na Casa Brasileira obras dos artistas plásticos Eneida Sanches e Walter Muller, de terça-feira (08/05) até domingo (13/05). Todos os dias as visitações estarão abertas ao público de forma gratuita das 14h às 21h.

As obras do artista Walter Muller serão expostas na mostra, “Na diversidade o encontro de corpos”. O artista, que se divide entre a medicina e a arte, pretende com suas obras, “estabelecer uma relação entre diferentes corpos, ultrapassando os limites da condição social, da cor da pele, de escolhas religiosas, das origens étnica e geográfica, das direções sexuais, dos gêneros”, explica filósofa e terapeuta Doralina Rodrigues, presidente do Instituto Candeias.

“A proposta do Instituto Candeias é a experimentação filosófica, artística e terapêutica, enquanto práticas sociais e também culturais, o que aproxima os dois institutos”, afirmou Doralina, cuja expectativa é a de que o público que visitar a exposição “possa sentir a arte mostrando as diferenças, porém conclamando a um sentido de união”.

Trabalhando em suas telas com figuras que adquirem diversas interpretações de acordo com a variação da luz, Walter Muller dá pistas da ligação de sua poética com a filosofia da diferença de Gilles Deleuze. A intenção do artista é “construir pictoricamente um elemento perturbador” e, para isso, utiliza a figura “não como representação, mas como uma célula osmótica que pode ser esticada, acrescentada de material, cores e sensações…”, completa um Walter Muller fascinado pela complexidade das relações humanas.

As obras da artista Eneida Sanches, vão ser expostas na mostra, “Transe: deslocamento de dimensões”. “Eneida é uma gravadora que já vem de longo embate com o cobre – agora acompanhado pela folha de chumbo”, afirma Marília Panitz, curadora da mostra “Transe: deslocamento de dimensões”.

Ao falar sobre a obra dessa artista plástica, arquiteta e pesquisadora da estética africana e afro-brasileira, Marília explica que, na poética de Eneida, “o corpo a corpo com as superfícies metálicas se expande à medida que a artista subverte a função do metal, que, de suporte-matriz, assume seu lugar no desenho”. Na mostra Transe: deslocamento de dimensões, Eneida traz gravuras de “olho de boi, mergulhos e saltos, inscrições sobre o papel, fricções sobre o metal em uma longa série que se desdobra em instalações, roupas para performance, material base para trabalho em colagem e painéis que transitam pela religiosidade da cultura afro-baiana. Para esta mostra realizada na Casa Brasileira estão os cubos em aço, matrizes e papel gravado nomeados “Transe”, denominação que abarca toda a série e que toma o espaço a partir da parede sobre a qual emerge um terceiro componente que é parte da obra: a sombra”, completa a curadora.

“Uma alegria receber o convite para expor na Casa Brasileira, espaço que já havia visitado pelo site, quando imediatamente me apaixonei por ser um lugar de incentivo à cultura”, conta Eneida Sanches.  Além da exposição, Eneida trará para o espaço de cultura, artes e gastronomia do Instituto Mpumalanga,no centro histórico de São Sebastião, a experiência com gravuras, entalhe e manufatura para oficinas com crianças e adultos durante as férias de julho.

Já o médico e artista plástico Walter Muller estará dentro da agenda de rodas de conversa da Casa Brasileira, com “conversações afirmativas” e oficinas de pintura.

Serviço: A Casa Brasileira está localizada Avenida Dr. Altino Arantes (Rua da Praia), no segundo andar da Casa Dória, nº 80. Mais informações pelo telefone, (11) 998388794.

Conheça o portal de anúncios Será que Tem?

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome