A Prefeitura de Suzano já conseguiu fechar mais de 30 mil buracos em vias públicas da cidade neste ano. Os trabalhos executados pela Secretaria Municipal de Manutenção e Serviços Urbanos abrangem 14 setores, divididos entre as regiões norte, sul e centro. O resumo divulgado pela administração municipal mostra que as ações foram realizadas com equipes próprias e terceirizadas, utilizando massa asfáltica quente e fria.
Os trabalhos são desenvolvidos em parceria com a empresa Center Leste Serviços e Comércio Ltda. – habilitada para executar os serviços de tapa-buraco nas ruas e avenidas da cidade. Efetivamente, as ações tiveram início no final de maio. A previsão é de que 5.112 toneladas sejam utilizadas em um ano de obras.
De acordo com o secretário de Manutenção e Serviços Urbanos, Ari Serafim Barbosa, desde o início dos trabalhos, a empresa responsável e as equipes da administração municipal trabalham em tempo integral (manhã, tarde, noite e madrugada), a fim de atender uma das maiores demandas por parte da população e que diz respeito às deformidades encontradas em várias vias do município – resultado da ausência de conservação em anos anteriores.
Além do tapa-buraco, a Prefeitura de Suzano também executou diversos serviços visando a preservação de vias e logradouros públicos. Durante os 11 meses de atuação, mais de 1,7 mil bueiros foram limpos. Estas ações vão ao encontro da prevenção de enchentes e alagamento dos bairros em períodos de chuvas.
O titular da pasta informou também que quase 300 tampas de bueiros foram trocadas e 183 vias não pavimentadas tiveram intervenções de nivelamento, cascalhamento e compactação do solo. “Considerando as condições que herdamos da administração passada, fizemos muito mais do que estava previsto. Fizemos intervenções importantes nas vias pavimentadas e não pavimentadas, além de todo o trabalho de prevenção de enchentes”, lembrou o secretário.
A Secretaria de Manutenção e Serviços Urbanos também executou a poda de 1.175 árvores e a supressão de 33 que causavam risco de acidente.