
Os moradores do bairro Piratininga e entorno, que ainda não estão protegidos contra a febre amarela, terão oportunidade de se vacinar neste sábado (17). A Secretaria de Saúde montará posto de imunização, das 9h às 12h, na sociedade de melhoramentos do bairro (Rua Coronel José João Jorge s/n°).
Para se vacinar é necessário apresentar documento de identidade com foto (RG ou CNH, por exemplo) ou certidão de nascimento (no caso de crianças), sendo recomendado levar o Cartão SUS e a caderneta de vacinação. As doses também continuam disponíveis em 22 policlínicas de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, enquanto durarem os estoques.
Capacitação
Na quarta (14), cerca de 200 médicos da rede municipal de saúde, principalmente os que atuam nas policlínicas, UPA Central e prontos socorros, foram capacitados sobre febre amarela em encontro com o infectologista e professor Marcos Caseiro.
Uma turma participou pela manhã (9h30 às 12h30) no auditório da OAB (Praça José Bonifácio, 55 – 2º andar, Centro) e outro grupo, das 14h30 às 17h30, no Museu Pelé (Largo Marquês de Monte Alegre s/n°, Valongo). Houve apresentações do cenário da febre amarela na região e esclarecidas dúvidas a respeito do diagnóstico, conduta clínica e notificação dos casos, além da importância da vacinação para prevenir a doença.
Foto: Marcelo Martins/Arquivo