Santos foi uma das 300 cidades paulistas que recebeu o Prêmio Excelência no Atendimento de Água e Esgoto, oferecido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES), na quarta-feira (4), durante o 62º Congresso Estadual de Municípios, no Mendes Convention Center. Além dos municípios, o título foi conferido à Sabesp, como operadora que mais se destaca no Estado de São Paulo.
“A iniciativa tem o objetivo de reconhecer operadoras e municípios que estão no caminho certo, desenvolvendo um trabalho comparado ao padrão europeu no que diz respeito ao atendimento de água e esgoto. Por este motivo, instituímos no ano passado este prêmio que contemplará todos os estados do Brasil e o que está em primeiro lugar é São Paulo”, afirmou o presidente nacional da ABES, Roberval Tavares de Souza. Segundo ele, foram levados em consideração três critérios de avaliação: atendimento de água, coleta de esgoto e tratamento de esgoto.
O presidente da Sabesp, Jerson Kelman, ressaltou a parceria com os municípios para garantir um padrão mundial de qualidade. “Tudo é realizado em conjunto com as prefeituras. Esforço não só da Sabesp, mas de cada um dos municípios, por isso merecem o reconhecimento. Este serviço está avançado no Estado, mas ainda temos muito o que fazer e muito para investir e melhorar”, disse.
Representantes dos municípios de Santos, Lins, Botucatu, São João da Boa Vista e Hortolândia receberam os troféus, simbolizando as demais cidades. O secretário de governo da Prefeitura de Santos, Rogério Santos, destacou a importância da ação. “Divido este prêmio com a equipe da Sabesp e agradeço por esta conquista. A Cidade é referência”, completou, lembrando sobre a história da construção dos canais e também do emissário submarino.
Números no Estado de São Paulo
645 municípios
368 atendidos pela Sabesp
238 atendimentos feito pelo próprio município
39 atendimentos feito por empresa privada
População de SP
98,44% têm acesso à água potável
91,69% têm coleta de esgoto
62,84% têm esgoto tratado.