Em Santos, Roda São Paulo é prorrogado até 11 de março – Conheça a história da passageira que virou guia do programa

0
540
SB post

Mais 3 mil passagens para os 22 roteiros do Roda São Paulo serão disponibilizadas a partir das 18h no dia (30/01) no site do programa Roda São Paulo, cujos passeios foram prorrogados por mais uma semana (até 11 de março).

Na manhã desta terça, o secretário de Turismo do Estado, Fabricio Cobra Arbex acompanhou parte de um dos roteiros procedentes de Peruíbe e conversou com turistas desse grupo, no Museu do Café. Atento à monitoria do equipamento, que destacou história e curiosidades do prédio e do trabalho realizado quando ali funcionava a Bolsa Oficial de Café, ele percorreu as exposições e apreciou, no mezanino, detalhes do Salão do Pregão e do vitral de Benedicto Calixto.

SUCESSO

A grande procura pelos passeios motivou a prorrogação do Roda São Paulo, que inicialmente realizaria os últimos passeios no dia 4 de março. “Já foram comercializadas 29 mil das 30 mil passagens colocadas à venda para os roteiros nos nove municípios da Costa da Mata Atlântica”.

No período de 5 a 11 de março, entretanto, os passeios não serão realizados na terça – apenas de quarta a domingo. O valor continua o mesmo: R$ 10,00 para um dia inteiro de passeio, com monitoria de guia de turismo.

Este ano, o programa conta com 16 ônibus, com capacidade para transportar 600 turistas por dia, dois deles adaptados para cadeirantes, além de oito micro-ônibus, dois dos quais com plataforma móvel para cadeirantes – para estes veículos especiais, há necessidade de agendamento com 48 horas de antecedência pelo WhatsApp 99667-5535, informando data e roteiro desejados.

PIT AQUÁRIO

A unidade física para a venda de passagens em Santos funciona no Posto de Informações Turísticas (PIT) do Aquário (Praça Luiz La Scala, Ponta da Praia), sempre das 8h às 13h e das 14h às 19h. A tarifa dos atrativos incluídos nos roteiros é cobrada à parte.

Os turistas que se encontram na Cidade e os santistas têm à disposição cinco roteiros, com destino a Bertioga; Cubatão; Itanhaém e Mongaguá; Peruíbe e Itanhaém, além de Cubatão, São Vicente e Praia Grande.

Ex-passageira do programa agora é guia de turismo do Roda São Paulo

Um passeio no Roda São Paulo, em 2012, mudou radicalmente a vida da professora de dança Marlene de Paula Demitz, 48 anos, algo que nem mesmo seus 16 anos na Alemanha haviam conseguido. Entusiasmada com o trabalho da guia de turismo do programa estadual, responsável pela monitoria do roteiro por São Vicente e Santos, ela voltou para casa, em Peruíbe, decidida: “Vou ser guia de turismo”.

Matriculou-se na Escola Técnica Estadual (Etec) de sua cidade, formou-se, começou a trabalhar na área e hoje é uma das guias de turismo do próprio Roda São Paulo. “Troquei a dança pelo turismo”, comentou, feliz da vida, enquanto apresentava a um grupo de turistas de Peruíbe as belezas do Museu do Café, hoje pela manhã (30). No grupo, além de moradores da Cidade, estavam turistas de São Paulo e casais da Argentina e Uruguai.

A nova profissão, prosseguiu, lhe traz muitas alegrias e emoção. A exemplo de uma idosa que, ao final da visita ao Rei do Café, a mais antiga torrefadora de Santos, dirigiu-se à guia: “Ela me agradeceu, dizendo: minha filha, você me fez voltar à infância. Esse retorno é também o que nos motiva”.

A dedicação de Marlene à nova profissão já está contagiando antigos alunos. “Alguns também resolveram fazer o curso de guia de turismo e logo serão meus colegas”, prosseguiu, feliz com a multiplicação de seu exemplo.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome