Em Santos, Prêmio Dandara dos Palmares será entregue nesta quinta

0
540
SB post

A 3ª edição do Prêmio Dandara dos Palmares, iniciativa que homenageia mulheres negras que se destacam em trabalhos nos mais diversos segmentos, será realizada nesta quinta-feira (8), às 19h, na sala Princesa Isabel do Paço Municipal, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Na ocasião, serão homenageadas oito mulheres com o espírito e a dedicação de uma “guerreira”, como era considerada Dandara, mulher de Zumbi dos Palmares.

As homenageadas serão: Alzira Lúcio, Maria Hele Nogueira da Silva, Valdenir Barreto Alves, M’Meto Maza Kessy, Conceição Calixto, Débora dos Santos Costa, Nil Antonia Luisa, Nilza Aparecida da Cruz. “Estas mulheres estão sendo reconhecidas porque desenvolveram em seus campos de trabalho, durante muitos anos, um trabalho profícuo, honesto e participativo”, afirmou o presidente do Conselho de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra, Ivo Miguel Evangelista.

O evento é uma realização do Conselho em parceria com a Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial e Étnica, da Secretaria de Desenvolvimento Social.

Dandara dos Palmares

Dandara foi uma das lideranças femininas do movimento de resistência dos negros à escravidão, ao lado de seu marido, Zumbi dos Palmares. Aprendeu a lutar capoeira, empunhar armas e liderava falanges femininas do exército negro. Além da luta armada, se opôs à Ganga-Zumba nas negociações do tratado de paz com o governo português, aliando-se à Zumbi para manter as terras do Vale do Cacau. Dandara foi morta, com outros quilombolas, em 6 de fevereiro de 1694, após a destruição da Cerca Real dos Macacos, que fazia parte do Quilombo de Palmares.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome