Cultura da reciclagem é incentivada junto a comerciantes do Centro de Santos

0
518
SB post
Há cerca de quatro meses, o comerciante Gil Manuel Esteves Delgado, 58 anos, proprietário há 28 de uma casa de sucos e lanches na Rua Frei Caneca, Centro Histórico, resolveu implantar a cultura da reciclagem em seu estabelecimento, separando o lixo reciclável do orgânico. Só não sabia o dia e o horário da coleta seletiva feita pela Prefeitura. Na sexta-feira (23/02), ele tirou a dúvida com estagiários da Secretaria de Meio Ambiente, que percorreram o Centro para esclarecer a lojistas quanto à forma correta de descarte do lixo reciclável.
Trata-se de mais uma ação do projeto Estação Ambiental, da Secretaria de Meio Ambiente, voltada à sensibilização ambiental junto aos comerciantes desta região da Cidade. Sob orientação de profissionais da Seção de Projetos Ambientais, ao todo participam 20 estudantes, que até o momento já passaram por 513 estabelecimentos. O trabalho continua na próxima semana.
“Temos um latão para plástico e papel e outro para lixo orgânico. É importante separar para não poluir o ambiente. Eu só não tinha certeza de quando era feita a coleta do reciclável. Agora já sei dia e horário”, disse o comerciante. Ele recebeu o panfleto das mãos da estudante de Biologia Marinha da Unisanta, Marcela Pereira Ribeiro, 19. “Nunca tínhamos lidado com o público, ainda mais com educação ambiental. A experiência está sendo importante na minha formação”, contou ela.
Coleta – Além de conscientizar, estudantes distribuem panfletos informando sobre a coleta seletiva do bairro, que ocorre às quartas-feiras pela manhã. Os recicláveis devem ser deixados em frente ao comércio a partir das 8h. A coleta termina por volta das 12h. Já a passagem das recicletas ocorre de segunda a sexta-feira, entre 10h e 16h30. Este último serviço, oferecido pela ONG Sem Fronteira, pode ser agendado pelo telefone 97422-2123 após cadastro.
Foto: Susan Hortas
Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome