Em Praia Grande, Mais de 5 mil toneladas de entulho são recolhidas nos Ecopontos em 2017

Locais têm o descarte controlado de até 2 m³ de materiais por dia

0
565
SB post

O descarte irregular de entulhos (resíduos da construção civil) em áreas públicas causa diversos problemas urbanos, que vão desde sujeira até proliferação de roedores e insetos. Por isso, além de materiais recicláveis as doze unidades Ecopontos de Praia Grande têm capacidade para o recebimento de até 2 m³ de entulho por dia. E mesmo com o recebimento controlado, a quantidade descartada nestes locais em 2017 foi 39,9% maior que o registrado no ano anterior, passando de 3.866.968 kg para 5.413.200 kg. Em 2015, a quantidade foi de 1.751.656 kg. O trabalho nos locais é coordenado pela Secretaria de Serviços Urbanos (Sesurb).

O entulho se difere dos demais materiais por não poder ser reaproveitado de forma convencional. Por exemplo, itens descartáveis são recolhidos nos Ecopontos e Coleta Seletiva e são encaminhados para a Cooperativa de Coletores e Recicladores de Materiais Inorgânicos Nova Vida (Coopervida), que faz um reuso disso. Já móveis e eletrodomésticos velhos são recolhidos pelo projeto Rapa Treco, que recolhe os materiais semanalmente pelos bairros, seguindo cronograma de recolha.

Ainda que os ecopontos recebam entulho em pequenas quantidades, por lei o munícipe que realizar uma reforma particular deve contratar o serviço de aluguel de caçamba em uma empresa devidamente regularizada para este descarte. A pessoa que for flagrada descartando estes tipos de materiais em áreas públicas pode sofrer sanções previstas na lei municipal 1660/2013, que estabelece diretrizes para a gestão dos Resíduos da Construção Civil, e a lei federal 9605/1998 (lei de crime ambiental).

O secretário de Serviços Urbanos de Praia Grande, Katsu Yonamine, destacou que estes tipos de materiais quando descartados em vias públicas podem, além de sujar a cidade, prejudicar serviços essenciais, como o de drenagem de águas pluviais. “O que as pessoas precisam perceber é que jogar entulho fora dos locais regulamentados causa problemas para elas mesmas. Pode entupir a rede de escoamento de água ou obstruir um canal, provocando enchentes, por exemplo. Além disso, juntam insetos e podem até acumular água, virando criadouro de mosquitos, como o Aedes Aegypti”.

E justamente para evitar este descarte incorregular de resíduos da construção civil, a Secretaria de Meio Ambiente (Sema) de Praia Grande tem trabalhado de forma intensa neste tipo de fiscalização, em parceria com o Grupamento Ambiental, que integra a Guarda Civil Municipal (GCM). Em dezembro de 2017, os trabalhos foram concentrados em áreas públicas, como nos finais de ruas em bairros localizados do trecho entre as marginais e morro, manguezais ou áreas verdes (utilizados irregularmente para a suspensão de vegetação, disposição em mangues ou corpos d’água, aterrando estes espaços).

Denúncias – Munícipes que flagrarem atividades irregulares deste tipo podem denunciar através do Setor de Fiscalização de RCC da Sema, pelo telefone 153; para a GCM no 199; ou ainda através da Ouvidoria Municipal, que atende pelos telefones 162 e 3495-1527 (celulares e interurbanos) e pelo formulário online disponível no site ouvidoria.praiagrande.sp.gov.br.

Endereço – Funcionando de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, os Ecopontos ficam nos seguintes endereços:

Aviação (esquina das ruas Jorge Alves Maciel e Jorge Hagge)
Sítio do Campo (esquina da Avenida do Trabalhador com Rua Saturnino de Brito, loteamento Guaramar)

Nova Mirim (Rua Martiniano José das Neves, 1410)
Mirim (Avenida Presidente Kennedy, ao lado do nº 8462, entre as Ruas 26 de Janeiro e Aldo Coli)

Real (Rua Lilás, 429), Maracanã (esquina da Avenida Dr. Roberto de Almeida Vinhas com Rua Dorivaldo Francisco Loria)

Caiçara (Avenida Presidente Kennedy, ao lado do número 13.684, esquina com Rua Maximina Ildefonso Ventura)

Boqueirão (Rua Guanabara com Praça 19 de janeiro)
Solemar (Avenida Presidente Kennedy, na altura do número 21.074, esquina com a Rua Cassimiro de Abreu)

Ribeirópolis (esquina das Avenidas Diamantino Cruz Ferreira Mourão e Agostinho Ferreira)
Ocian (Praça Eliezer Rodrigues Coelho, s/nº, entre as Ruas Dr. Vicente de Carvalho e José de Alencar)

Canto do Forte (na esquina da Avenida Ecológica com Rua Xixová).

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome