Em Praia Grande, investimento em câmeras reflete na redução de furtos e roubos de veículos

Levantamento compara números de janeiro deste ano com mesmo mês de 2017

0
580
SB post

Graças ao “cerco eletrônico” que está sendo instalado em Praia Grande desde o final do ano passado, Praia Grande já contabiliza uma redução significativa nos casos de roubo e furto de veículos. Com 72 câmeras do tipo OCR (reconhecimento ótico de caracteres) instaladas nas principais vias de acesso, é possível identificar qualquer veículo que entre ou saia da Cidade, facilitando o trabalho de investigação ou a localização de carros e motos que tenham sido furtados ou roubados.

De acordo com levantamento realizado pela Secretaria de Assuntos de Segurança Pública (Seasp), a redução dos casos de roubo e furto de veículos foi de mais de 50% em cada um dos tipos criminais comparando o mês de janeiro deste ano com o mesmo período do ano passado, conforme dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado de São Paulo. Em 2017, foram computados 114 furtos de veículos e em 2018, reduziu para 48, representando uma redução de 57,8%. Já nos casos de roubo de veículos, o percentual é ainda maior: 64,3%, já que em 2017 foram 115 casos e em 2018 foram 41.

Para o secretário de Assuntos de Segurança Pública, José Americo Franco Peixoto, os dados são um indicativo de que essa redução deve permanecer nos próximos meses. “Estamos aguardando a divulgação dos meses de fevereiro e março para ter uma visão mais ampla da situação. Mas, ao que tudo indica, essa redução se manterá como um reflexo dos investimentos que vêm sendo feitos pela Administração Municipal para coibir esse tipo de crime na Cidade”.

A instalação de 72 câmeras do tipo OCR,em 30 pontos estratégicos nos acessos à Cidade, faz parte desse investimento. O “cerco eletrônico” passa a integrar o parque tecnológico da Cidade, que atualmente já conta com mais de 2mil câmeras de monitoramento, entre equipamentos fixos, OCR e Domo (com zoom e giro de 360º). Softwares que filtram informações de acordo com a necessidade do que se quer apurar e podem ser integrados a bancos de dados da área de segurança (como o Detecta, Infocrime Infoseg) também já integram o sistema.

Pioneira – Praia Grande foi pioneira na região no uso de câmeras de segurança e é considerada uma das cidades mais monitoradas do Estado. As câmeras auxiliam tanto as ações de proteção aos equipamentos públicos como também nas ações preventivas da Guarda Civil Municipal (GCM) e ostensivas da Polícia Militar. A central de monitoramento do Centro Integrado de Comando e Operações Especiais (Cicoe) funciona diariamente, 24 horas por dia, e as imagens captadas são analisadas por guardas municipais, um agente de trânsito e um policial militar.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome