Alunos da rede municipal têm mais de 10 mil títulos de livros online em SJC

Alunos da rede municipal têm mais de 10 mil títulos de livros online em SJC

0
1012
Foto: PMSJC
SB post

Pouco mais de um mês após sua implantação na rede de ensino municipal de São José dos Campos, a Árvore de Livros já está disponível para todos os alunos do 1º ao 3º ano e dos anos finais.

A plataforma digital é oferecida pela Fundação Lemann a custo zero para a Prefeitura e disponibiliza mais de 10 mil títulos de livros para os estudantes.

De acordo com a faixa etária de cada classe e da intenção pedagógica do professor, é possível recomendar livros para leitura e desenvolver atividades dentro da ferramenta. Ao final, é emitido um relatório que indica os livros acessados por cada aluno, o tempo de leitura e o desempenho nas atividades propostas.

Para acessar a Árvore de Livros, os alunos recebem login e senha individuais. Os livros podem ser baixados no computador ou celular com acesso à internet. Em casa, a ferramenta estimula também a leitura em família.

Ferramenta em uso

Entre as escolas que já utilizam a plataforma está a Emef Rosa Tomita, na região leste. Nessa unidade, os alunos usam a ferramenta também fora das aulas. “Baixei o aplicativo no meu celular e aproveito as horas de descanso em casa para ler. Faço o download do livro utilizando o sinal de internet da escola e consigo acessá-lo de qualquer outro lugar”, disse o aluno Yago Henrique dos Santos Silva, 9 anos, que já contabiliza 252 páginas lidas pelo aplicativo.

Sua colega de sala, Sarah Silva, também de 9 anos, já sabe a importância da leitura. “Sempre fui muito incentivada pela professora a ler e gosto de livros divertidos, como O Menino Maluquinho. Ler estimula o cérebro e nos ensina palavras novas. Quem lê mais, também escreve melhor”, afirmou.

Para a professora do 3º ano, Mônica Capistrano, a ferramenta ampliou, ainda mais, as possibilidades de atuação em sala de aula. “Além do grande número de títulos disponíveis, é possível acompanhar o desempenho deles de maneira efetiva. O contato com a tecnologia também é um fator estimulante para os estudantes. Não usamos somente para as aulas de leitura, mas também como ferramenta de pesquisa para outras disciplinas como Ciências e Matemática”, disse.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome