Em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado na quinta-feira (22), o Departamento de Educação Ambiental (DEA) desenvolveu uma série de atividades com alunos da rede municipal de ensino. O destaque ficou por conta da maquete da “Cidade Sustentável”, que mostrou em detalhes o caminho percorrido pela água desde o manancial, passando pelas etapas de tratamento até chegar às residências.
Os alunos da EM São Francisco de Assis foram um dos grupos que passaram pelo DEA na quinta-feira (22). Uma vez no Departamento, além de conhecer a Cidade Sustentável, o grupo visitou o museu biológico que conta com exemplares de espécies de animais encontradas na região. Depois, os jovens fizeram um passeio de barco onde puderam conhecer um pouco da flora e da fauna existente na região do Portinho.
Entre os estudantes que visitaram o DEA, o aluno Téo Oliveira Cunha, 12 anos, do 8º ano do Ensino Fundamental da EM São Francisco de Assis, acompanhou toda a explicação sobre a Cidade Sustentável. Para ele, as pessoas têm de se conscientizar e pensar no futuro. “São pequenas coisas, como, jogar um papel de bala no lixo e não no chão, tomar banhos rápidos, não deixar a torneira aberta enquanto escova os dentes, ou seja, detalhes que fazem a diferente”.
A aluna Maria Eduarda Anunciação, também da EM São Francisco de Assis, concordou com o colega de classe. A jovem comentou ainda que já vai mudar alguns pequenos hábitos. “Como, por exemplo, usar uma sacola retornável quando for às compras no supermercado, realizar a separação do lixo orgânico e reciclável e reutilizar a água da chuva para fazer a limpeza do quintal e regar as plantas”.
De acordo com o educador do DEA Douglas Fabiano Colaneri de Carvalho, ações como essa são fundamentais para a conscientização dos alunos. O professor que acompanha as turmas ano e ano destaca o envolvimento dos jovens com a preservação do meio ambiente. “Trabalhamos com eles, que não é apenas no dia de hoje que precisamos nos preocupar em preservar e usar forma consciente esse líquido que está cada vez mais escasso”, pontuou.
A celebração do Dia Mundial da Água ocorre anualmente em 22 de março, com o intuito de chamar atenção para a importância da água potável e defender a gestão sustentável dos recursos hídricos. Para este ano, a ONU estabeleceu “Soluções Naturais para a Água” como tema do evento, como forma de debater o uso de soluções baseadas no meio ambiente para resolver problemas hídricos. Essas estratégias focam na gestão de vegetações, solos, mangues, pântanos, rios e lagos, que podem ser utilizados por suas capacidades naturais para o armazenamento e limpeza da água.