Educadores de creche participam de curso de capacitação

0
651
O curso acontece há três anos e aborda os mais diversos temas, como questões ligadas à saúde da criança, entre outras.
SB post

Profissionais da Rede Municipal participaram nesta semana do III Curso para Educadores de Creche – Enfrentando Desafios na Infância. Neste ano, o tema abordado foi “Os cuidados da criança na creche: alicerce para o processo de desenvolvimento”. A capacitação, da qual participaram cerca de 283 educadores, ocorreu no anfiteatro da EM Noêmia Salles Padovan, no Guapiranga.

 Confira as fotos

 Siga a Prefeitura de Itanhaém no Instagram e no Facebook

Os encontros aconteceram na quarta-feira (3) e na quinta-feira (4). Os palestrantes responsáveis pelo primeiro dia foram o Doutor Jorge Marcelino Braz e a fonoaudióloga Tatiana de Ângelo, que debateram o tema “O preparo profissional para atuar no cuidado infantil”. No segundo dia, a enfermeira e diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Maria Aparecida da Silva, falou sobre “Higiene e prevenções: contribuindo para um ambiente saudável”.

O doutor Jorge Marcelino explica a experiência que o curso traz. “A gente sente a importância deste encontro porque os educadores estão cuidando das crianças no início da vida delas, uma fase extremamente importante no desenvolvimento em todos os sentidos e, graças a Deus, eles estão sensíveis a isso e sabem do papel deles. Então, é um encontro que a gente trata com muito carinho”.

O curso é direcionado a assessores pedagógicos e educadores de creche, acontece há três anos e aborda os mais diversos temas, como questões ligadas à saúde da criança, sinais de alerta de transtornos comportamentais na infância, habilidades parentais, comportamento moral, habilidades sociais, importância da família, entre outras.

O secretário municipal de Educação, Cultura e Esportes, Tiago Cervantes, fala sobre o encontro: “A importância é o aprendizado contínuo. A Secretaria tem por obrigação e como metodologia anualmente trabalhar com os educadores, passar novas informações. A educação é extremamente dinâmica, então todos os assuntos abordados são importantes, pois é o nosso foco principal junto com a qualidade de atendimento. Então, nesse momento, eles recebem novas informações de profissionais da saúde, área jurídica e também trocam experiência entre eles, algo significativo para o crescimento do nosso serviço”.

Para a educadora Marlene Souza Santos Gomes, o curso é muito importante. “É bem interessante, pois querendo ou não, a gente tem que aprender um pouco de cada coisa. Nós trabalhamos com crianças que vêm com uma bagagem de casa, então temos que desenvolver e descobrir o que ela traz, até mesmo para aprimorar o trabalho. Entendendo o dia a dia deles em casa, conseguimos compreender melhor o desenvolvimento na creche. Com os encontros, adquirimos e trocamos experiências para atender os alunos”.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome