Prefeitura de Guararema realiza ações para redução de consumo de água

0
469
SB post

A Prefeitura Municipal de Guararema, por meio da Assessoria de Controladoria, implantou desde 2015 o “Plano de Redução de Despesas em Prédios Públicos” com o objetivo de controlar e reduzir despesas, entre elas o consumo de água e esgoto.

O plano envolve o cadastro de todos os prédios públicos, praças e pontos turísticos, estudos do consumo, médias de consumos, metas estabelecidas e apuração dos valores estipulados e os consumidos por mês e anual.

A Assessoria de Controladoria é responsável pelo levantamento de dados e apuração de resultados por mês. Quando ocorrem divergências entre o apurado e meta mensal, trata de informar os responsáveis pelo prédio, a Secretaria Municipal de Obras, Meio Ambiente, Planejamento e Serviços Públicos e a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP) para vistoria In loco.

Após a vistoria e definido o motivo de alta de consumo e em casos de desperdício ou vazamento a Assessoria de Controladoria solicita a reforma da fatura com desconto do esgoto o que representa em 50% de diminuição da conta.

Em março deste ano, a Assessoria de Controladoria identificou alta de consumo em determinados prédios. Após os procedimentos detalhados, foi apurado caso de vandalismo em um dos locais e nos demais casos de vazamentos foram em vasos sanitários, pias e torneiras. Estas ações geraram economia ao município no total de R$ 11.909,52 e 414 m³.

Essas medidas fazem parte das diretrizes para certificação no Programa Município VerdeAzul, da Secretaria de Meio Ambiente do Estado. A primeira fase do Programa acontece em junho e a final em dezembro de 2018, contemplando os municípios que atingirem nota superior a 80 pontos. Em 2017, o Município de Guararema totalizou 82,05 pontos, alcançou a 38º posição no ranking.

O Programa Município VerdeAzul tem o objetivo de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental avaliando inúmeras diretrizes. Entre elas estão: relatórios de ações promovendo o uso racional da água, documentos, ações de proteção ambiental com foco na proteção das nascentes, plano de arborização, ações de sensibilização e mobilização para a Coleta Seletiva.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome