Sinfônica de Cubatão estreia domingo (25) o projeto

0
482
SB post

Apresentação será no CEU das Artes, no Jardim Nova República. Contará com participação do solista convidado Mário Marques e um repertório eclético que inclui até a Trilogia Star Wars

A Banda Sinfônica de Cubatão investe em um projeto que levará música de qualidade a diferentes locais da cidade. Com uma proposta arrojada e repertório escolhido cuidadosamente, a Sinfônica estréia o “Música nos Bairros” no próximo domingo (25), às 11h. O Jardim Nova República será o primeiro lugar a receber o espetáculo no CEU das Artes (Rua Januário Cândido Pontes, s/nº). A entrada é gratuita.

O regente da Banda Sinfônica, Rodrigo Vitta, explica que o programa musical traz compositores consagrados e é uma maneira ímpar de se conhecer a música clássica em sua raiz, uma vez que as apresentações acontecerão nos núcleos residenciais da cidade, bem perto da comunidade. A Sinfônica é um dos Corpos Estáveis da Secretaria de Cultura de Cubatão.

O maestro destaca “Spotlight on the Clarinet Bass”, de Jan Hadermann. Contemporâneo, o belga Hadermann criou uma música vigorosa, melodiosa e cheia de movimentos. A composição de 1992 traz o clarinete-baixo em solo que, nesta apresentação, contará com o músico convidado Mário Marques, integrante da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas e que atualmente tem se dedicado a fomentar, junto a compositores brasileiros, repertório inédito para clarone solo. Marques já se apresentou em Nova York/EUA, Suíça, Bélgica e Itália.

Outra preciosidade será a “Marcha Eslava”, de Tchaikovsky, de 1876. Era fim do verão e o artista recebia uma encomenda do governo russo para compor uma obra para um concerto de caridade em ajuda aos soldados vítimas da guerra entre Turquia e Sérvia – a Rússia apoiava abertamente a Sérvia. Tchaikovsky, então, criou uma música forte e brilhante, uma obra que dura aproximadamente 10 minutos, tudo isso feito em apenas cinco dias.
Eclética, a Sinfônica fecha com a “Trilogia Star Wars”, do prolífico John Williams: Star Wars, The Empire Strikes e Return of Jedifazem parte da apresentação e prometem deixar o pessoal que curte o mundo Guerra nas Estrelas bem animado.

O maestro Vitta destaca o caráter formativo da apresentação que integra a “Série Concertante”, que tem por objetivo levar um repertório diferenciado. Além disso, está feliz com a possibilidade de percorrer diferentes núcleos residenciais do município. “Descentralizar os locais das apresentações é muito positivo e estreita o relacionamento da Banda Sinfônica com o público, que sempre nos recebe calorosamente”, disse Rodrigo.

Espaços cuidadosamente escolhidos – O Programa Música nos Bairros tem por objetivo levar apresentações de qualidade dos Grupos Artísticos de Cubatão a diferentes espaços da cidade, seja em associações comunitárias, escolas, igrejas, clubes de servir. “Escolhemos os espaços mais adequados para as apresentações de maneira bastante cuidadosa. E a idéia é repertirmos esse formato, despertando curiosidade e, finalmente, apreciação da música instrumental”, afirmou Roberto Farias, coordenador geral dos Grupos Artísticos de Cubatão.

Neste primeito semestre, a Sinfônica também se apresenta em março no Vale Verde, em abril na Sociedade de Melhoramentos do Jardim Casqueiro (Someca) e em maio, na Igreja Assembleia de Deus, no Jardim São Francisco, sempre com repertório de qualidade e solistas convidados.

Texto: Morgana Monteiro – Mtb 29.202

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome