
Conforme recente lei, duas unidades de ensino contam com apoio empresarial
Em prol de melhorias na infra-estrutura da rede municipal de ensino, a Prefeitura de Cubatão vem mantendo o programa ‘Adote uma Escola’, conforme a recente Lei Municipal 3.874/17. A iniciativa permite que a Secretaria de Educação desenvolva parcerias com a iniciativa privada para que até três pessoas físicas ou jurídicas cooperem para serviços de manutenção a cada Unidade Municipal de Ensino (UME).
Assim, poderão ser realizadas doações de equipamentos, livros, materiais, uniformes e mobiliários, além de obras de construção, manutenção, reforma e ampliação de prédios escolares – neste caso, observados os requisitos de acessibilidade e sustentabilidade. Entre outras ações, também a promoção de palestras e cursos formativos sobre cidadania, saúde, meio ambiente e outros temas educativos e de interesse escolar.
Podem ser adotadas UMEs em sua totalidade ou parcialmente, como biblioteca, brinquedoteca, laboratórios, quadra esportiva ou outro espaço escolar. O acordo de cooperação será realizado entre os doadores e a direção da escola com anuência da Seduc, sem ônus aos cofres municipais. Atualmente duas unidades estão em obras por meio deste programa: a UME Rui Barbosa via Unipar Carbocloro e a UME Jayme João Olcese através do Grupo Cesari.
Texto: Lincoln Spada – MTb.: 73.250/SP