Cinco dicas para economizar no conserto do carro

0
1696
Conserto de Carro
SB post

Fazendo as escolhas certas é possível alcançar o melhor custo x benefício e economizar de forma inteligente na hora de fazer a manutenção do veículo

Realizar a manutenção do veículo costuma ser um processo custoso. E, muitas vezes, é um valor à parte do orçamento, já que grande parte dos reparos surgem em necessidades pontuais.

Um estudo realizado recentemente pela Cesvi Brasil (Centro de Experimentação e Segurança Viária), traz um índice de reparabilidade para avaliar os carros mais baratos e fáceis de consertar. Um ponto em comum, considerado na fórmula utilizada no estudo, é parte do carro que mais precisa de reparos. A métrica adotada reflete o percentual médio dos consertos que são feitos nas oficinas do país, no qual a parte dianteira representa 60%, a traseira 25%, e a cesta de peças e mão de obra 15%.

Mas independente da marca e do modelo do automóvel, fazendo as escolhas certas é possível alcançar o melhor custo x benefício, sem descuidar da segurança. A ANFAPE – Associação Nacional dos Fabricantes de Autopeças – sinaliza ao consumidor os principais pontos de atenção para economizar de forma inteligente:

1 – Dê preferência às oficinas mecânicas.

Muitas pessoas já passaram pela experiência de fazer uma manutenção em uma concessionária e serem surpreendidas por um orçamento fora do mundo real. Pois é, definitivamente, a concessionária não é a melhor opção na hora do conserto, ainda mais quando o assunto é economia. Isso porque elas são obrigadas a utilizar as peças de reposição das montadoras, que cobram valores exorbitantes nos itens de reparação. Por isso, nas oficinas mecânicas a chance de alcançar um bom custo x benefício é maior, já que esses locais podem considerar as peças similares para o conserto.

2 – Conte com um mecânico de confiança

Vale lembrar que o mecânico está para o carro como um médico para o paciente. Quem conhece um bom profissional deve seguir suas orientações. Caso contrário, é válido pedir indicações a amigos e conhecidos. O melhor ponto de partida é perguntar as pessoas de confiança onde elas deixam seus automóveis quando precisam de manutenção. Mas, é importante ser perspicaz, selecionar três indicações e pedir uma comparação de preços. Solicitar orçamentos distintos para cada necessidade também contribui. Um bom orçamento deve conter informações detalhadas e bem objetivas.

3 – Escolha a autopeça em lojas adequadas

A melhor opção é sempre a peça similar comercializada nos varejos de autopeças. Existe uma ampla gama de itens disponíveis, principalmente se precisar trocar uma peça fruto de colisão. A economia pode chegar a 50% do valor cobrado na concessionária. Mas, atenção: as peças similares são oferecidas pelas fabricantes independentes, possuem procedência de qualidade e marca própria. Elas não são encontradas em desmanches ilegais.

4 – Faça uma investigação online

Buscar o máximo de informações possível é o melhor caminho e pesquisar na internet é simples e eficaz. Isso vale tanto para a peça escolhida quanto para a oficina e até para o reparador. Se for comum haver problemas em um dos casos, não será difícil encontrar reclamações espalhadas no universo online. A ausência de queixas é um fator positivo e pode representar uma segurança maior na escolha. Afinal, ninguém quer perder dinheiro e ter que refazer um serviço mal executado.

5 – Faça a manutenção consciente

Quando o assunto é economizar na manutenção do veículo é importante ter foco e evitar os itens com alto valor agregado. Manter o foco no essencial e criar uma lista de prioridades de manutenção para os próximos meses ajudam o veículo a ficar sempre em bom estado e o bolso do consumidor também.

Website: http://www.anfape.org.br

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome