A “educação mecânica” é uma realidade e um pesadelo no nosso país. Ela causa de muitos problemas, como falta de eficiência do ensino, roubo de energia dos professores, interrupção do conteúdo e até desentendimentos com as famílias. Mas hoje em dia, como a tecnologia facilita a rotina nas escolas, isso pode mudar.
A tecnologia para as escolas pode resolver cada um desses problemas. Ela ajuda na administração do tempo, na passagem de conteúdo e até na comunicação entre escola, alunos e professores. E o melhor: a baixo custo!
Quer saber como transformar esse pesadelo em sonho? Confira, no post, os maiores benefícios que a tecnologia trará para sua escola!
Melhor aproveitamento dos professores
Quase 40% do tempo dos professores é gasto com burocracia. Chamadas, listas e outros papéis consomem tanto tempo que até metade do conteúdo se perde. A maior parte dessas tarefas poderia ser realizada por softwares e aplicativos.
Um exemplo disso é a correção de provas: 894 mil dias são gastos com essa função no país. Automatizar esse processo pode melhorar o aproveitamento do tempo do docente, fornecendo dados como índice de acertos e conteúdos que precisam de mais foco.
Estreitamento da relação com alunos
As redes sociais claramente são um bom território para estreitar a relação com os alunos. Praticamente um habitat natural dos jovens, é quase obrigatório para a escola ter alguma presença virtual. Além das gírias e cultura, muito mais pode ser aproveitado delas.
Chatbots passaram a ser aliados da educação nas redes sociais. Eles não são somente mensageiros instantâneos: esses softwares são programados para responder questões e ajudar no dever de casa. Com eles, até as músicas favoritas auxiliam a aprendizagem!
Aproximação das famílias
Sabia que as famílias são responsáveis por até 70% do sucesso escolar? Aproximá-las da escola pode ser uma ótima forma de melhorar os seus índices de aprendizagem. Somada a isso, a transparência nas ações da escola ajuda a fidelizar as famílias.
Porém, não ache que a relação com a família acontece apenas por meio de comunicados impressos e reuniões. Várias ferramentas tecnológicas auxiliam a comunicação escolar, dispensando gastos com papel e impressão. É ótimo, não é mesmo?
Aperfeiçoamento do ensino com plataformas
As plataformas de ensino vieram para ficar e ajudam também na gestão escolar. Chamadas de ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs), elas permitem transmitir o conteúdo usando recursos multimídia, além das aulas e de conteúdos personalizados.
Para a gestão, ela auxilia a avaliar:
- o quanto os deveres têm sido feitos;
- se o conteúdo planejado tem sido passado;
- quais os índices de aprendizagem etc.
Algumas delas contam até com versões mobile, para uso em tablets e smartphones.
Atualização e recrutamento de professores
Mais que estratégia para se aproximar dos jovens, a alfabetização tecnológica dos professores ajuda a atualizar e complementar sua formação. Ela é o primeiro passo para o bom uso de serviços tecnológicos, como aplicativos para correção e preparo de aula.
Saber identificar essas competências nos professores é essencial para as escolas. Novamente a tecnologia facilita a rotina nas escolas: dessa vez, por meio das plataformas de recrutamento de profissionais. Com filtros e ferramentas próprias, elas permitem apurar a escolha dos candidatos.
Da contratação dos melhores profissionais à economia com papel e impressão, a tecnologia é um tesouro de soluções. Além de tudo que oferece, ela ainda é adaptável.
Leia mais sobre o assunto e conheça outras formas como a tecnologia pode solucionar os problemas da sua escola. Fique por dentro e saiba como extrair o máximo da tecnologia!