Agricultura aposta no aumento de renda do produtor paulista

Além de dar continuidade às ações, secretaria tem como objetivo priorizar sustentabilidade e qualidade de vida no campo

0
546
SB post

No ano passado, 70% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil foram impulsionados pelo agronegócio. Só o Estado de São Paulo representou 20% de toda a arrecadação nacional proveniente do setor. Esses números, correspondentes às diversas atividades promovidas no campo, foram possíveis graças ao constante incentivo do Governo do Estado na agricultura.

Um dos programas que ganharam destaque nos últimos anos foi o ‘Microbacias II’. Além de contribuir para a diversificação dos produtos, o projeto permitiu a ampliação e o aprimoramento da produção de várias famílias ligadas a associações e cooperativas. Vale ressaltar também que a Secretaria de Agricultura e Abastecimento facilitou várias linhas de créditos para os produtores.

Pensando nisso, a pasta tem a importante missão de dar continuidade aos projetos e ações consolidados até então no território. Na última segunda-feira (16), na cerimônia que deu posse a Francisco Jardim no cargo de secretário de Estado, essas iniciativas foram lembradas.

“Tenho certeza que Francisco dará continuidade aos projetos que irão fortalecer o setor agropecuário. Algumas dessas ações relacionam-se à finalização do Microbacias II e à concretização do novo projeto focado na agricultura sustentável”, avalia Arnaldo Jardim, que comandou a pasta nos últimos três anos.

O novo secretário se mostrou bastante convicto em manter as ações e os estímulos dentro do campo. “Minha busca será incessante para que o produtor rural paulista tenha cada vez mais renda e qualidade de vida. Conto com o apoio de todos para darmos continuidade, com muita lealdade, aos trabalhos que vêm sendo realizados”, afirma Francisco Jardim.

O secretário-adjunto da pasta, José Benedito de Oliveira, também comentou sobre a importância de dar continuidade às diretrizes que o Estado vem adotando. “Temos uma equipe técnica bastante especializada e coordenadorias e institutos integrados. O Estado de São Paulo é extremamente importante economicamente e seguiremos com a tarefa de alavancar o agronegócio paulista”, completou.

Para fazer o intermédio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento com os produtores e entidades parceiras de todos segmentos do agronegócio paulista, a Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) vem desempenhando um importante papel nos programas e ações participativas para envolver toda a comunidade. Além disso, é ela a responsável por garantir a competitividade e incrementar renda a todos os membros envolvidos no setor.

Assim, não só o CATI como os próprios produtores acreditam na necessidade de dar seguimento à extensão rural. “Até o fim do ano iremos entregar mais de 70 empreendimentos apoiados pelo Microbacias II. Esperamos que a nova gestão acompanhe esses resultados positivos e nos apoie na consolidação do novo projeto que iremos encabeçar com apoio do Banco Mundial, parceria da Secretaria do Meio Ambiente e que irá beneficiar os produtores rurais”, explica João Brunelli Júnior, coordenador da entidade.

A pasta, portanto, pretende continuar integrando os diferentes tipos de agricultores paulistas com agentes de transformação do agronegócio e equipes de trabalho do governo. Com essas medidas, será possível permitir cada vez mais o aumento da arrecadação das famílias e dos municípios, além de gerar mais oportunidades de empregos.

Conheça o portal de anúncios Será que Tem?

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome