Em Caraguatatuba, mais de 20 mil pessoas foram imunizadas em campanha contra febre amarela

0
492
Fotos: Luís Gava/PMC
SB post

A campanha de vacinação contra a febre amarela imunizou 20.892 pessoas em Caraguatatuba. O aumento na estatística de mais de sete mil vacinados deve-se ao mutirão realizado no dia (03/02), que aconteceu em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município e em pontos estratégicos da cidade.

Outro mutirão será realizado pela Secretaria de Saúde, no dia 17 de fevereiro. Além disso, as UBSs estão atendendo de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19h, nos bairros Massaguaçu, Getuba, Casa Branca, Jaraguazinho, Tinga, Morro do Algodão, Porto Novo, Perequê-Mirim e no Centro de Especialidades Médicas (CEM), no bairro Centro.

Tire suas dúvidas

Caraguatatuba registrou casos de febre amarela?

Caraguatatuba não apresentou nenhum caso da febre amarela em sua forma silvestre (transmitida pelos mosquitos Haemagogus ou Sabethes, que vivem em área florestal), desde o início do surto no Brasil. Já a versão urbana da doença não é notificada no país desde 1942.

Quem não pode tomar a vacina?

Os idosos que procurarem a Unidade Básica de Saúde (UBS) para receber a imunização não precisarão de recomendação médica prévia. Segundo a Secretaria de Saúde, a triagem será realizada por um enfermeiro, antes da vacinação e ali será avaliado se o idoso deve ou não ser imunizado.

Vale lembrar também que, pacientes em tratamento contra o câncer ou que tenham alergia grave a ovo, lactantes amamentando crianças menores de seis meses, pacientes em tratamentos com drogas imunossupressoras, pacientes transplantados, crianças menores de nove meses e pessoas com alguma doença febril aguda não podem ser vacinados. Gestantes só tomam a vacina em caso de viagem para área de risco.

Como a vacina funciona?

Quando aplicada em um paciente com sistema imunológico sadio, a vacina irá provocar as células de defesa para que criem anticorpos contra a febre amarela. Isso significa que esse paciente, ao ser eventualmente picado por um mosquito infectado, terá os anticorpos necessários para combater o vírus.

A vacina contra a febre amarela pode causar efeitos colaterais, porque o imunizante contra a doença possui o vírus vivo atenuado, que desaparece do organismo três semanas após a vacinação, em média.

Confira os locais de aplicação da vacina contra a febre amarela

De segunda à sexta-feira, das 7h30 às 19h

UBS do Perequê Mirim

  1. José Geraldo Fernandes Da Silva Filho, 295

UBS do Porto Novo

Av. José Herculano, 6.560

UBS do Morro do Algodão

Av. Geraldo Lopes, 27

UBS do Tinga

  1. Antonio Dos Santos, 20

UBS do Jaraguazinho

  1. Benedito Silvério Santana, 57

UBS do Casa Branca/ Olaria

  1. José Pedro De Oliveira Barbosa, 799

UBS do Jetuba

  1. Geraldo Cordeiro De Souza, 270

UBS do Massaguaçu

  1. Irineu De Mello Neto, 600

Centro de Especialidades Médicas (CEM)

Av. Maranhão, 451

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome