Em Caraguá, Mutirão de Limpeza recolhe 100 quilos de micro lixo na praia da Mococa

0
436
SB post

Em apenas 2 horas, 100 quilos de resíduos foram recolhidos durante a ação de educação ambiental e mutirão de limpeza de praia realizada no dia (29/01), na praia da Mococa. A atividade faz parte da Campanha Verão no Clima, realizada pelo Governo do Estado de São Paulo, em parceria com a Prefeitura de Caraguatatuba.

“A Mococa é uma praia bastante limpa no geral, o grande desafio aqui é o que chamamos de micro lixo. Aquele resíduo pequeno como bituca de cigarro, palito de sorvete e tampinha de garrafa. Coisas pequenas que causam grande impacto ao meio ambiente”, explicou Tatiana Scian, diretora de Saneamento e Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca.

A ação contou com a presença de voluntários, participantes da ONG SOS Mococa, monitores do projeto, vereador Professor De Paula, Polícia Ambiental e funcionários da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, além do apoio das Secretarias de Serviços Públicos, Comunicação e Esportes, que realizou uma atividade de alongamento FNP (Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva) antes do início dos trabalhos.

Segundo Tatiana, o objetivo das ações de educação ambiental é sensibilizar e orientar o descarte correto dos resíduos. “A Prefeitura realiza limpeza frequente nas praias, mas é preciso consciência individual. Se cada um cuidar do lixo que produziu, podemos mitigar essa problemática. Precisamos ser exemplo e conscientizar todos aqueles que curtem nossas praias a cuidar e preservar nosso meio ambiente”, ressaltou Tatiana.

Verão no Clima

A Campanha Verão no Clima acontece de 04 de janeiro a 14 de fevereiro, e tem por objetivo a educação ambiental para redução da produção de lixo, limpeza de praias, uso consciente da água, cuidado com trilhas e reciclagem.

Entre as ações programadas, já foram realizadas a Caminhada e o Mutirão de Limpeza. A Campanha segue com Pontos de educação ambiental, fixos e itinerantes nas principais praias da cidade: Martim de Sá (04/01 a 07/01 e 01/02 a 04/02), Centro (18/01 a 21/01 e 08/02 a 14/02), Indaiá (11/01 a 14/01) e Porto Novo (25/01 a 28/01), sempre das 8h às 18h.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome