Guarulhos sedia curso de cuidados farmacêuticos no SUS

0
633
SB post

Aprovado pelo Conselho Federal de Farmácia como polo para capacitação do cuidado farmacêutico no SUS, Guarulhos sediou nesta semana o primeiro módulo do curso “Projeto de Cuidado Farmacêutico no SUS – Capacitação em Serviços”. Realizada no prédio da Uninove (Centro), a formação contou com a participação de 84 profissionais da área, sendo 57 da cidade e outros 27 de outros municípios da região do Alto Tietê, bem como de Extrema e Jacutinga (MG).

A capacitação  do projeto terá carga horária de 80 horas, distribuídas em cinco módulos presenciais de 16 horas, a cada 15 dias. Este primeiro encontro foi dedicado à introdução aos serviços farmacêuticos clínicos.

Os demais módulos serão realizados nas seguintes datas: 8 e 9 de novembro próximo, com a discussão do tema hipertensão; dias 5 e 6 de dezembro (diabetes); dias 20 e 21 de fevereiro de 2018 (problemas de saúde autolimitados); e, por fim, nos dias 1 e 2 de março do próximo ano (fitoterapia).

O objetivo da capacitação é fornecer fundamentos para que os farmacêuticos conheçam, compreendam e apliquem o processo de raciocínio clínico, para aprimorar o cuidado farmacêutico no âmbito do Sistema Único de Saúde.

Segundo a coordenadora da Assistência Farmacêutica da Secretaria de Saúde, Giselle Bartelotti Nunes, a participação dos profissionais inscritos neste projeto é de fundamental importância. Por isso, ela explicou que  cabe a cada Unidade Básica de Saúde (UBS) referenciar a população para outra UBS próxima, em caso de fechamento de farmácias ou impossibilidade da entrega de medicamentos controlados, quando não for possível a cobertura de outro prático ou farmacêutico não inscrito no curso.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome