Atendidos pelo Caps de Taubaté visitam Caraguatatuba

0
359
SB post

Um dia inteiro para nadar na Prainha, em Caraguatatuba e conhecer o Museu de Arte e Cultura de Caraguatatuba (MACC) fez a diferença na vida dos 25 atendidos pelo Centro de Atenção Psicossocial (Caps II) de Taubaté.

Nem o mau tempo inibiu os pacientes, que aproveitaram a oportunidade para dar um mergulho na Prainha.  Alguns nunca tinham visto o mar, como Diego G., que declarou estar realizando um sonho. Emocionado, Diego contou que sua família sempre vai à praia mas nunca o leva. “Por isso, vou aproveitar agora para dar mais um mergulho porque, daqui a pouco, a gente vai embora”.

O terapeuta educacional Marcelo Clemente de Paula explica que o passeio realizado hoje é um resgate social. “Esse grupo veio fazer o que a maiorias das pessoas do Vale do Paraíba faz com frequência, que é passear na praia. Trabalho com eles a organização das coisas, o cuidado com suas mochilas, a responsabilidade com todo o grupo”.

A educadora social Lucimara Marques e a assistente social Cintia Silva, ambas do Caps II, acreditam que a participação dos pacientes faz com que eles se empoderem. “Eles mesmos pagaram sua viagem, visto que todos têm algum tipo de benefício assistencial ou social. Eles receberam recibo, parcelaram o valor. Tudo decidido por eles, em uma assembleia”.

Cintia conta que foram abertas algumas vagas para os que não podiam pagar, “mas os que não pagaram desistiram do passeio. Isso mostra que o comprometimento com a proposta gera uma responsabilidade e isso se torna mais valioso”.

Depois do banho de mar, o grupo foi ao Centro Esportivo Municipal Ubaldo Gonçalves, para uma chuveirada. No período da tarde, os visitantes foram ao MACC, que está fazendo uma exposição em homenagem ao Dia do Radialista.

“Já estamos planejando outros passeios porque  esse foi muito positivo”, diz Marcelo Clemente de Paula.

Atendidos pelo Caps de Taubaté visitam Caraguatatuba

Fotos: Cláudio Gomes/PMC

Para o secretário de Turismo, Cristian Bota, é uma alegria receber essas pessoas que vieram visitar Caraguatatuba “O Prefeito Aguilar Junior nos pediu muita atenção e todo apoio para que seja tudo tranquilo e muito bom”.

O Caps Taubaté

O Caps faz atendimento direcionado às pessoas que sofrem com transtornos mentais severos e persistentes (psicoses, neuroses graves e demais quadros, cuja severidade e/ou persistência justifiquem sua permanência num dispositivo de cuidado intensivo). Além da assistência médica e medicamentosa, o CAPS II oferece a seus usuários diversos tipos de atividades terapêuticas como: psicoterapia individual ou em grupo, oficinas terapêuticas, atividade comunitária, atividade artística, orientação e acompanhamento do uso de medicação, atendimento domiciliar e aos familiares.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome