Prefeitura de Caçapava expõe presépios do Museu de Arte Sacra de São Paulo

0
714
SB post

A Prefeitura de Caçapava, por meio da Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer promoverá a partir do dia 18 de dezembro a exposição de arte Natividade – Artes em Presépio, na E.E Ruy Barbosa.

Com curadoria do historiador e membro da Academia Caçapavense de Letras, Fabrício Correia e da galerista Elda Varanda Dunley, a exposição trará a cidade de Caçapava, presépios dos séculos XVIII, XIX e XX pertencentes a coleção do Museu de Arte Sacra de São Paulo, além de peças de autoria de Matheus Batalha, e pertencentes a personalidades caçapavenses, como Darcy Breves de Almeida, Suely Camargo e Pierre Neto.

A exposição tem entrada gratuita e ficará em cartaz de segunda a sexta-feira, das 10 às 17 horas na E.E Ruy Barbosa entre os dias 19 de dezembro e 2 de fevereiro. A abertura oficial da exposição será no dia 18 de dezembro às 19 horas.

Natividade – Artes em Presépios traz também informações históricas sobre a origem dos presépios e bases folclóricas sobre a representação da Natividade no formato dos presépios.“A exposição trará cerca de 30 projetos e objetos relacionados, além da simbologia de nossas tradições, em Caçapava e na região do Vale do Paraíba paulista. Esta parceria, inédita, com o Museu de Arte Sacra de São Paulo, auxiliará uma melhor compreensão da cultura universal sobre a Natividade de Nosso Salvador, são peças raríssimas em primeira visita ao interior de nosso Estado”, afirmou o curador e secretário municipal de Cultura, Esportes e Lazer, Fabrício Correia.

14 conjuntos totalizando mais de 150 peças compõe a coleção do Museu de Arte Sacra em exposição no Ruy Barbosa, presépios raros como o de barro cozido português em caixa, datado do século XVIII, além do presépio da Olaria Alfacinha, de Estremoz, de Traqueplaque, no México e um passeio pelos présepios nordestinos, com destaque ao de Mestre Vitalino, de Pernambuco.

A mostra também trará um trecho do discurso do Papa Francisco sobre a simbologia do presépio para o cristianismo e a imagem em cobre de São Francisco de Assis, da artista popular Aurora do Embu, também pertencente ao acervo do Museu de Arte Sacra de São Paulo.

“Nosso compromisso com a cidade é resgatar sua história, de forma que o bom passado seja uma ponte contínua para um futuro melhor. Neste sentido, escolhemos a E.E Ruy Barbosa para abrigar a primeira exposição de arte de nossa gestão, como forma de acenarmos a sociedade sobre o resgate deste importante patrimônio e a consolidação de um futuro centro cultural abrigando a literatura, a música e as artes plásticas. Agradeço ao secretário de Estado da Cultura, e ao diretor executivo do Museu de Arte Sacra, Marçal, por esta parceria”, finalizou o prefeito Fernando Cid Diniz Borges.

Serviço:
A exposição Natividade – Artes em Presépio ficará em cartaz de segunda a sexta-feira, das 10 às 17 horas na E.E Ruy Barbosa entre os dias 19 de dezembro e 2 de fevereiro. A abertura oficial da exposição será no dia 18 de dezembro às 19 horas,

E.E Ruy Barbosa
Endereço: Praca Doutor Pedro de Toledo, 136 – Centro – Caçapava

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome