Escola recebe prêmio por incentivar hábitos de proteção ao sol

0
745
SB post

Sociedade Brasileira de Dermatologia reconheceu atividades desenvolvidas por professora da rede municipal como exemplo da Campanha Sol, Amigo da Infância 2017

Por: Renata Nascimento                        Fotos: Thiago Benedetti

Incentivar a formação de hábitos saudáveis de proteção ao sol, mantendo os cuidados diários foi um dos objetivos da Campanha Sol, Amigo da Infância 2017 que rendeu à professora Socorro Freitas Uehara, da EMEB Ministro Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro, o 1º lugar no concurso que leva o mesmo nome, promovido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) – Regional de São Paulo. A cerimônia de premiação foi realizada nesta quarta-feira, 6/12, na própria escola.

Para estimular a aprendizagem, as crianças tiveram acesso a um jogo, acompanhado de um e-book, sobre práticas de fotoproteção e formação de hábitos saudáveis. Entre setembro e novembro, os desenhos feitos pelos alunos foram expostos na galeria do site do concurso (http://solamigodainfancia.com.br/). A professora ganhou um tablet e cada aluno da turma vencedora recebeu um kit de foto proteção.

O vice-presidente da SBD e coordenador da campanha, Sérgio Schalka, ressalta que a exposição ao sol é um dos principais fatores que desencadeiam o câncer de pele. “Muitas pessoas não têm noção da importância de se proteger adequadamente. A campanha leva isso às crianças porque elas vão ficar com esse aprendizado para toda a vida e repassar para as pessoas dentro de sua casa”, explicou. Entre os principais cuidados que devem ser adotados antes da exposição ao sol estão usar roupas leves, chapéu, óculos escuros e filtro solar, além de evitar ficar em local aberto entre 10 e 15 horas.

Para trabalhar com as crianças entre dois e 10 anos de idade, 16 profissionais de 10 escolas municipais e duas creches conveniadas passaram por formação. Diretamente, foram beneficiados 700 alunos e, indiretamente, três mil estudantes. Para o próximo ano, a intenção é estender o programa para outras unidades.

“A premiação é o reconhecimento do trabalho desenvolvido pela equipe com zelo e cuidado. Os professores de Diadema têm essa particularidade: comprometimento, competência e dedicação”, elogiou a secretária de Educação, Tatiane Ramos.

Histórico

Diadema celebra a Semana de Educação à Exposição Solar Preventiva ao Câncer de Pele – Sol, Amigo da Infância sempre na última semana de setembro. A parceria entre Prefeitura de Diadema e SBD iniciou em 2014, com cursos e workshops para professores e coordenadores desenvolverem atividades com os alunos. Entre 2014 e 2016, 1.450 professores multiplicaram os conhecimentos a aproximadamente 30 mil alunos da rede municipal em 60 escolas.

Premiação

A EMEB Chico Mendes conquistou o 3º lugar no Prêmio “Educação Viária é Vital”, promovida pela Fundación Mapfre com o projeto “Transitando na EMEB Chico Mendes”. O concurso foi disputado entre 680 escolas de todo o Brasil.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome