São João de Caçapava começa dia 20 de junho

0
692
São João de Caçapava começa dia 20 de junho
SB post

De 20 a 24 de junho, Caçapava celebra as tradições juninas com a realização do São João de Caçapava, considerado o maior evento do gênero na região. O festival é uma homenagem a São João Batista, padroeiro de Caçapava, realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer, com apoio do Governo do Estado de São Paulo, em área pública na Avenida Brasil (próximo à Rodoviária). A entrada é gratuita. Na abertura, dia 20, a entrada será solidária, com arrecadação de alimentos.

Em 2017, o festival foi incluído no Calendário Turístico do Estado de São Paulo. A programação retoma as características originais do evento, um grande encontro de culturas, mesclando elementos dos festejos juninos do Nordeste com aspectos típicos da cultura caipira paulista. Apresentações com grandes nomes da música brasileira e com artistas representativos da cultura do Vale do Paraíba estão no roteiro de atrações, além de apresentações de quadrilhas, cortejo de carros de boi e procissão.

Outra importante característica do festival é o aspecto beneficente, já que conta com a participação de 21 entidades assistenciais, cadastradas no município, que exibem em seus estandes uma grande diversidade da culinária do Vale do Paraíba. Toda a renda com a venda dos produtos comercializados é destinada às atividades beneficentes que cada uma delas desenvolve.

A chegada da procissão do Mastro de São João Batista ao local marca a abertura oficial do evento, no dia 20. Na sequência, às 21h, a cantora, compositora e multi-instrumentista paraibana Lucy Alves abre a programação musical da festa. Acompanhada por banda, apresenta repertório com clássicos do forró e músicas de sua autoria.

Lucy Alves, também atriz, iniciou a carreira tocando com a família no Clã Brasil, grupo musical com repertório influenciado pelos maiores nomes da música tradicional nordestina, como Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro. Em 2013, participou da segunda temporada do programa The Voice Brasil, sendo finalista. Depois de sua participação no programa, lançou o primeiro disco solo e vem percorrendo o Brasil com shows inspirados na música brasileira.

No dia 21, o destaque fica por conta da dupla Maurício e Mauri. Acompanhados por quatro violeiros, os cantores apresentam o show “Raizes”, com repertório que reúne sucessos da música caipira raiz.

Na sexta-feira, dia 22, a programação contará com apresentação de quadrilha, às 19h, e com a banda Croatá, de São José dos Campos, às 21h. O grupo formado por triângulo, sanfona, cavaco, pandeiro, zabumba e voz, apresenta show de forró baseado em sucessos de grandes compositores nordestinos, como Luiz Gonzaga, Trio Nordestino e Dominguinhos.

No sábado, dia 23, a programação começa às 11h, com chegada do cortejo de carros de boi, partindo do Campo do Padre. A partir das 13h, o cantor Peleco apresenta musical com repertório formado por sucessos de nomes como Alceu Valença e Zé Ramalho. Às 19h30, haverá apresentação da Quadrilha de Bonecões da Mantiqueira. O grupo formado por 12 bonecões se apresenta acompanhado por trio formado por zabumba, triângulo e sanfona. A partir das 21h, a cantora e atual apresentadora do Viola Minha Viola, Adriana Farias, conhecida como Adriana Violeira, ex-integrante do grupo Barra da Saia, traz ao palco o cancioneiro caipira do interior paulista.

No domingo, dia 24, o espaço abre às 11h. A partir das 13h, haverá o “bingo tradicional” de prêmios promovido pela Igreja Matriz e às 21h, Noite de São João, apresentação com Zeca Baleiro e banda. O cantor e compositor maranhense apresenta o Forró do Safadinho, que faz parte de uma série de intervenções experimentais, com repertório sempre variável. Baleiro apresenta alguns forrós autorais, mostra suas versões de clássicos de Genival Lacerda, Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Dominguinhos, João do Vale, Gordurinha e algumas surpresas, como Roberto Carlos em ritmo de xote. Zeca Baleiro será acompanhado pelo Trio Furazoio, um autêntico trio de forró, formado por Damião Vieira (triângulo), Cosme Vieira (sanfona) e Fêeh Silva (zabumba).

São João de Caçapava – de 20 a 24 de junho. Local: Av. Brasil, S/N.  Entrada gratuita. Informações: Tel. (12) 3652-9222.

Programação
Quarta-feira – dia 20
19h00
Abertura
20h30
Chegada da Procissão do Mastro de São João e abertura oficial da festa
21h00
Lucy Alves e banda

Quinta-feira – dia 21
19h00 – Abertura
21h00 – Maurício e Mauri

Sexta-feira – dia 22
19h00 – Abertura
19h30 – Apresentação Quadrilha da Melhor Idade
21h00 – Croatá

Sábado – dia 23
11h00 – Abertura
12h00 – Chegada do cortejo de carros de boi, saindo do Campo do Padre
13h00 –  Peleco
19h30 – Quadrilha de Bonecões da Mantiqueira
21h00 – Adriana Farias Violeira

Domingo – dia 24
11h00 – Abertura
13h00 – Show de Prêmios
21h00 – Zeca Baleiro e banda
Conheça o portal de anúncios Será que Tem?

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome