Grupo de Obesidade e Sedentarismo está com vagas abertas em Caçapava

0
680
SB post

Melhorias na qualidade de vida, novos hábitos, alimentação saudável e atividades físicas, esses são alguns dos objetivos do Grupo de Obesidade e Sedentarismo que está com vagas abertas na Estratégia Saúde da Família (ESF) dos bairros: Eldorado, Jardim Caçapava, Jardim São José, Parque Residencial Maria Elmira, Nova Caçapava, Pinus de Iriguassu, Vila Paraíso, Vila Santos e na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Antônio Augusto.

Segundo dados de 2016 da Organização Mundial da Saúde (OSM), 53,8% da população brasileira esta acima do peso, desse total, 17,5% são obesos. O aumento dos dois índices está diretamente relacionado com doenças como diabetes e hipertensão, que são consideradas fatores de risco para o infarto e acidente vascular cerebral (AVC).

Considerando os dados apresentados, observou-se a importância de desenvolver um trabalho multiprofissional e, pensando nisso, a Prefeitura de Caçapava, através da Secretaria de Saúde, desenvolveu o projeto Grupo de Obesidade e Sedentarismo, com o objetivo de incentivar a população a mudar seus hábitos alimentares e estilo de vida.

Criado em 2017, o projeto é realizado pelo Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf-AB), e ocorre todo mês na primeira segunda-feira do mês na ESF do bairro Piedade e na segunda segunda-feira do mês na ESF do Nova Caçapava, sempre às 13h30.

Os participantes são acompanhados por uma equipe multiprofissional, composta por nutricionista, estágiaria de nutrição, psicóloga, farmacêutica e educador físico. Eles recebem acompanhamento nutricional, técnicas de relaxamento e respiração, orientaçãoes psicológicas, atividades físicas e esclarecimento de dúvidas sobre medicamentos. O trabalho é coordenado pela nutricionista Maria Lúcia Verdi. “Nos encontros são coletados medidas antropométricas para avaliação do estado nutricional de cada participante e, de acordo com o índice de massa corpórea, é estabelecido um peso meta para sair da obesidade ou sobrepeso”, explicou.

O programa tem duração de seis meses, em cada encontro é abordado um tema. Neste mês os participantes receberam informações sobre os riscos da pressão arterial, já que no dia 26 de abril é celebrado o Dia de Prevenção e Combate à Hipertensão. Maria de Lurdes, de 66 anos, frequenta o grupo desde o início dos encontros e está motivada com os resultados. “É bom porque a gente tem bastante orientação dos profissionais. Agora, presto mais atenção nos rótulos e na escolha dos alimentos, até emagreci alguns quilos“, destaca.

A intenção é ampliar o projeto para todas as ESFs em que o Nasf-AB atua. O próximo encontro ocorre no mês de maio, os interessados em participar devem residir na área de abrangência da ESF de interesse e deixar nome e telefone na unidade.

Serviço
Grupo de Sedentarismo e Obesidade

Duração: 6 meses
Horário: 13h30
Inscrição: Estratégia Saúde da Família dos bairros: Eldorado, Jardim Caçapava, Jardim São José, Parque Residencial Maria Elmira, Nova Caçapava, Pinus de Iriguassu, Vila Paraíso, Vila Santos e na Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Antônio Augusto.

Conheça o portal de anúncios Será que Tem?

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome