Ensaio da Orquestra de Violeiros (Guarulhos) marca retomada das atividades na Casa Amarela

0
567
Samba
Imagem: Divulgação
SB post

Na quinta-feira, dia 19 de abril, às 19h, a Orquestra de Violeiros Coração da Viola faz ensaio aberto no saguão principal da Casa Amarela, espaço cultural localizado na Praça IV Centenário, no Centro. Iniciativa da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secel), o ensaio integra um conjunto de ações para ocupação e revitalização da Casa Amarela, reconhecido patrimônio histórico e cultural da cidade. A apresentação é gratuita e aberta ao público.

Com um repertório repleto de grandes clássicos da música caipira, a Orquestra de Violeiros Coração da Viola promete encantar os visitantes com canções como “Meu Ipê Florido”, “Pescador e Catieiro”, “O Caminheiro”, “A natureza”, “Treze de Maio”, “Velhas Cartas”, “Moreninha Linda”, entre outras.

Para o subsecretário de Cultura, Adalmir Abreu, a Casa Amarela se constitui como um espaço que precisa ser valorizado e cuidado por todos, pela importância histórica para o município. “A Casa Amarela é uma das poucas lembranças que a cidade ainda tem da estação ferroviária de Guarulhos, um marco desse período da história, do qual muitos sentem saudades; nosso desejo é trazer as pessoas para esse espaço para que elas possam, também, reviver as memórias de outras épocas”, diz o subsecretário Adalmir.

De acordo com o diretor de Cultura, Tiago Ortaet, o ensaio da Orquestra Coração da Viola marca a retomada das atividades da Casa Amarela, uma maneira de chamar a atenção das pessoas para o espaço. “A programação estava interrompida e há alguns meses vem se intensificando. O espaço passou por uma revitalização, parte da estrutura danificada foi restaurada, o espaço foi pintado e mobiliado”, explica.

Em breve, o local vai abrigar ainda as reuniões do Conselho da Igualdade Racial, da Subsecretaria de Igualdade Racial, e já está encaminhada a proposta de criação de uma unidade de atendimento do SOS Racismo, entre outras ações.

A Casa Amarela

A Casa Amarela está localizada na Praça IV Centenário, no Jardim Santa Francisca, área central da cidade, atrás da estação ferroviária de Guarulhos. Residência do chefe da estação, inaugurada em fevereiro de 1915, é a única remanescente das cinco estações do ramal Guapira (Jaçanã) – Guarulhos da Tramway da Cantareira (depois incorporada à Estrada de Ferro Sorocabana).

Serviço:

Ensaio aberto da Orquestra de Violeiros Coração da Viola

Data: quinta-feira, 19 de abril

Horário: 19h

Local: Casa Amarela

Praça IV Centenário, S/N°, Jardim Santa Francisca – Guarulhos/SP

Entrada gratuita

Classificação: livre

Imagem: Divulgação

Conheça o portal de anúncios Será que Tem?

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome