Associação Oficina de Atletas destaca-se na formação de surfistas

Projeto reúne esporte e cidadania para jovens de Bertioga

0
506
SB post

Entre os dias 10 e 19 de maio, o Brasil receberá uma etapa do World Surf League (WSL), em Saquarema (RJ). Além da competição internacional, o evento também traz a oportunidade de conhecer os locais que se destacam na formação dos atletas do futuro, como a Associação Oficina de Atletas (AOA), que possui o Programa de Desenvolvimento do Surf, localizada na Riviera de São Lourenço (SP).

Fundado em 2011, o projeto investe nos atletas da categoria de base que se destacam no circuito regional, tiram boas notas, são educados com a família e não tem os recursos necessários para iniciar uma carreira de sucesso. “São jovens que tem muito talento e potencial de crescimento. Só faltava a oportunidade”, explica Marcus Vinicius Simão, Coordenador Geral do AOA. “Eles recebem toda a estrutura necessária para crescerem na vida, como cidadãos, e no esporte, como atletas. Para isso recebem treinamentos técnicos, preparação física, acompanhamento médico, odontológico e psicológico”.

“O projeto Oficia de Atletas é muito bom para o meu filho. Agora ele é mais comprometido com as aulas e com o surf”, declara Lidiomarques Duarte, pai do jovem Daniel Duarte. “Desde que entrou para o projeto, sua evolução, como pessoa e atleta, tem sido muito grande”.

Atualmente, o Programa de Desenvolvimento do Surf conta com o apoio da empresa de Planejamento Urbano SOBLOCO, que ajuda o projeto a manter 12 jovens, entre crianças e adolescentes, sendo duas meninas. “Um dos nossos objetivos no Programa é aumentar a presença feminina no esporte, que ainda é pequena”, afirma Simão.

Todo esse empenho já trouxe frutos. O surfista Deivid Silva é o 3º colocado no ranking mundial de acesso ao WAL e está muito próximo de fazer parte da elite do surf mundial. O jovem Daniel Duarte, de 11 anos, segue o mesmo caminho, sendo o atual campeão paulista na categoria.

E os jovens atletas já se preparam para mais um desafio: a primeira etapa do Hang Loose Surf Attack, disputado em Ubatuba, entre 18 e 20 de maio. O torneio, apesar de ser realizado no Estado de São Paulo, reúne atletas nacionais e internacionais, sendo um dos mais importantes do País.

Conheça o portal de anúncios Será que Tem?

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome