Maior conscientização: 13% mais baruerienses encaram testes rápidos de HIV e Sífilis

0
531
SB post

Não é fácil, mas é sempre melhor saber e por isso a prefeitura de Barueri está, mais uma vez, orgulhosa de seus munícipes. É que este ano houve um aumento de 13% nos testes rápidos realizados junto à população durante a campanha de combate à Aids em comparação com 2016, mostrando que a conscientização está crescendo na cidade.

A equipe do Programa IST/Aids e Hepatites Virais de Barueri está comemorando os resultados, obtidos durante a campanha “Fique Sabendo”, de combate à Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis, realizada entre os dias 27/11 a 01/12/2017.

Só nesses dias de campanha foram feitos, ao todo, 285 testes rápidos de HIV e mais 285 de Sífilis, sendo 72 de cada um só na ação Extra Muros, quando a equipe montou uma tenda na Feira Noturna do centro, no dia 28/11. Os demais exames foram realizados nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), que continuam à disposição da população.

Ponto pra Barueri 

Os números animam, pois demonstram que o trabalho de conscientização que é realizado pelo município ao longo do ano tem surtido efeito. Decidir por fazer os exames não é fácil, mas é sempre melhor saber para, em caso positivo, buscar tratamento o quanto antes – oferecido gratuitamente pelo município – e evitar a transmissão.

Segundo o coordenador do Programa IST/Aids de Barueri, Reinildo de Souza, “não temos como medir esse aumento da conscientização, mas este ano realizamos um número maior de testes do que no ano passado, que reflete um aumento na adesão da população à campanha, o que é muito positivo”.

Conscientes e bem cuidados 

Os casos detectados com alguma patologia começaram a ser imediatamente monitorados pela equipe de saúde de Barueri. “O início do tratamento, tanto para sífilis como para HIV, o município disponibiliza com bastante brevidade”, garante Reinildo. Além do tratamento medicamentoso, esses pacientes dispõem de acompanhamento multidisciplinar, que conta com psicólogo, enfermeiro, assistente social, dentista, farmacêutico, nutricionista, infectologista e ginecologista.

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome