Taubaté vacina mais de 4.700 pessoas em um dia

0
485
SB post
Balanço parcial divulgado pela Vigilância Epidemiológica de Taubaté indica que 4.776 pessoas foram vacinadas até o início da tarde de quinta-feira, dia 25 de janeiro, início da Campanha de Vacinação contra Febre Amarela.
Os números contemplam o total de doses aplicadas em 23 postos da zona urbana até as 13h.
Do total de vacinas aplicadas, 4.642 foram de doses fracionadas e 134 de doses padrão. Pessoas com viagens agendadas para destinos internacionais, por exemplo, precisam ser imunizadas com a dose padrão.
A vacina fracionada é feita com a mesma composição da dose padrão, só que em menor quantidade. Ela equivale a um quinto de uma dose (0,5 ml) para febre amarela, ou seja, 0,1ml. A diferença está no tempo de proteção: a dose padrão é para toda a vida. Já com a dose fracionada, a proteção é de 8 anos. Para que seja mais fácil localizar as pessoas e informar sobre a necessidade da aplicação da segunda dose após este intervalo, a recomendação é de que seja apresentado o cartão SUS no momento da aplicação da vacina. Caso a pessoa não disponha do cartão, pode informar um endereço de contato.
Em Taubaté, a campanha acontece em 27 unidades de saúde até o dia 17 de fevereiro. Durante o período da campanha, as unidades vão funcionar sem intervalo de almoço, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h30. Além disto, quatro unidades estarão com horário estendido de atendimento ao público, até as 20h. São elas as UBS Mais Independência, Fazendinha, Mourisco e Aeroporto.
Na região da Independência e do Aeroporto, a Secretaria de Saúde solicitou o auxílio da comunidade católica e evangélica para diluir a movimentação nas unidades de saúde. Nas proximidades da UBS Mais Independência, adultos são vacinados no salão paroquial da igreja Menino Jesus. E na UBS Mais Aeroporto, a Assembleia de Deus também ajudou com a cessão do espaço.
Na zona rural, são quatro postos fixos montados nas unidades do Barreiro, Monjolinho, Pinheirinho e Registro. Em 3 e 17 de fevereiro, os “dias D” da campanha, está prevista a participação de 15 equipes volantes em atividades casa a casa na zona rural, considerada prioritária para a vacinação. Não vai haver vacinação na zona urbana nestes dias.
O objetivo da campanha é garantir uma cobertura vacinal equivalente a 95% da população de Taubaté.
Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome