O Parque da Maturidade José Dias da Silva atende hoje cerca de 4 mil idosos com dezenas de atividades. O equipamento é parte da estrutura da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Barueri. No dia 8 de maio, o espaço comemora 10 anos de existência.
Para brindar a data, o Jornal Oficial de Barueri preparou uma série especial com 10 reportagens. São histórias de vida, de superação, de amizade e muita alegria. A cada edição conheceremos uma história diferente.
VITALIDADE
A primeira personagem da série especial é Vitalina Maria de Paula. Ela nasceu no dia 27 de maio de 1928. É a mais idosa do Parque da Maturidade. Frequenta o espaço há cinco anos. Em seu nome de batismo está a marca do que melhor define sua personalidade: Vitalina é cheia de vitalidade.
Em 1978 teve um “acidente feio” e ficou 5 meses no hospital. Reaprendeu a andar. Viúva há 14 anos, mãe de 4 filhos e avó de 8 netos, aos 89 anos ela faz violão, canta no coral e participa das aulas de artesanato livre e pintura em tela. “Gosto muito de fazer as coisas, nunca tive preguiça, faço tapete e vendo, costuro, faço vestidos, biscoito, bolo, sabão, rezo bastante, não tem nada ruim para mim.”
As oficinas de artesanato do Parque da Maturidade objetivam promover conhecimentos e habilidades manuais e artísticas, levando os frequentadores à socialização, troca de experiências, desenvolvimento da criatividade e autoestima.
Publicado originalmente na edição 1.024 do Jornal Oficial de Barueri, de 4 de abril de 2018, página 2. Disponível aqui para download.