Os novos 20 guarda-vidas temporários contratados pela Prefeitura de Bertioga para a temporada de verão passaram por um curso preparatório. Os certificados foram entregues nesta quarta-feira (01), em solenidade no Fundo Social de Solidariedade do Município. Durante três semanas, eles aprenderam sobre condições do mar, técnicas de salvamento e outras habilidades para o exercício da função. As atividades do grupo começam no dia 01 de dezembro de 2017 e seguem até 14 de fevereiro de 2018.
O curso foi realizado entre os dias 9 e 31 de outubro, pelo Corpo de Bombeiros (GB Mar). As atividades foram ministradas pelos cabos da Polícia Militar Marcelo dos Santos e Júlio Cesar Mariano, sob a coordenação do primeiro sargento Ricardo Ruiz Garcia e do primeiro tenente Ivo Sapienza Fernandes. “O projeto do guarda-vidas temporário traz mais segurança às praias e isso se reflete nos números. A gente conseguiu diminuir as ocorrências no período, o que demonstra a importância dessa ação”, destacou o Major Ricardo Antoniazzi Pellicioni.
Os guarda-vidas temporários aprenderam sobre as condições do mar, condições de trabalho operacional, técnicas de retirada de vítimas e recuperação de afogados, além de prevenção e salvamento aquático. “O curso foi bem intenso e estamos todos preparados para trabalhar na prevenção”, contou Sérgio Brasil Barbosa, um dos primeiros colocados no processo seletivo.
A Prefeitura contratará os profissionais temporários para atender a demanda de banhistas que aumenta bastante no período do verão. Eles atuarão em ações de prevenção e resgate. Os profissionais foram selecionados por processo seletivo que incluiu provas teóricas e práticas, no mês de outubro.
Os 20 guarda-vidas temporários se somam aos profissionais efetivos da Cidade e aos temporários enviados pelo Estado. Em plena temporada, Bertioga terá, ao todo, um efetivo de 128 homens trabalhando nas praias.