Em Guarulhos, Semana de Luta Antimanicomial será marcada por atividades culturais

0
570
Imagem: Divulgação
SB post

A Semana de Luta Antimanicomial, celebrada de 14 a 18 de maio, será marcada por extensa programação, que se estenderá até o final do mês em vários locais, inclusive fora da cidade. Dentre as atividades previstas destacam-se a inauguração de serviço de saúde mental, caminhada, lançamento de vídeo-depoimento, sarau, cine debate, roda de conversa, exibição de filme sobre o tema e participação do ato nacional no vão livre do Masp, que este ano tem como tema: “Dignidade e Respeito – 30 anos de luta por uma democracia Antimanicomial”.

A Semana já começa com a 6ª Caminhada da Luta Antimanicomial, que é aberta a toda população e será realizada na próxima segunda-feira, dia14, reunindo usuários atendidos nos serviços de saúde da cidade, bem como seus familiares, profissionais da área e gestores. A marcha, que sairá da Unidade Básica de Saúde (UBS) Allan Kardec, vai encerrar a manhã de atividades na UBS, onde, a partir das 8h, haverá jogos teatrais, dança, batucada, música, exposição de artesanatos e apresentação de coral.

No mesmo dia, haverá a abertura da exposição com trabalhos feitos a partir do aproveitamento de sobras de papel artesanal utilizados como base para a criação de mosaicos, no Tear – um serviço de Saúde Mental da Rede de Atenção Psicossocial da Prefeitura de Guarulhos. Os produtos expressam particularidades de cada participante, de forma livre, interativa e sem estereótipos.

Já na quinta-feira (17), a Secretaria de Saúde inaugura oficialmente a segunda Residência Terapêutica do município, para abrigar pacientes de Guarulhos que passaram as últimas décadas confinados em Hospitais Psiquiátricos. O novo serviço já está funcionando desde o último dia16 de abril, na rua Cônego Ezequias, 317 (Vila Rosália).

Para a coordenadora da Rede Psicossocial da Secretaria de Saúde, Fernanda Ramos Ferreira, o desafio é imenso nessa luta para garantir direitos e cuidados, mas os esforços são válidos. “A variedade de serviços e equipes celebrando esse importante marco na história de luta e conquistas da Saúde Mental representa o trabalho, empenho, dedicação e o compromisso de muitos profissionais e gestores, em busca de promover assistência em saúde integral, dentro dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde. Por isso, convidamos a todos para se juntar conosco”, diz.

Conheça o portal de anúncios Será que Tem?

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome