Fundhas inaugura Centro de Estudos Ambientais em SJC

0
760
SB post

Mais de 60 pessoas participaram, nesta terça-feira (31), da inauguração do Centro de Estudos Ambientais e de Empreendedorismo Ecológico na sede da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza), no Parque Industrial, região sul de São José dos Campos.

Crianças de 6 a 14 anos participaram de uma visita monitorada, conheceram os viveiros de plantas e a horta orgânica, realizaram a colheita de morangos e de acerola, aprenderam um pouco mais sobre a vida das carpas e realizaram o plantio de mudas de macieira.

Após a visita, todos participaram da degustação dos quitutes feitos pelos alunos e profissionais da Padaria Escola, do Curso de Panificação e Confeitaria. Em toda a produção das guloseimas foram utilizados ingredientes colhidos no espaço orgânico do Centro.

O Centro de Estudos ocupa uma área de 3.000 metros quadrados e servirá de plataforma para o desenvolvimento de ações empreendedoras, com foco na sustentabilidade.

O objetivo desta iniciativa é despertar sensações, oferecendo o aprendizado diferenciado ao aluno da Fundhas em espaço projetado para a produção de várias espécies de plantas. Além disso, promover vivências práticas e ações empreendedoras com o Programa Socioambiental.

Até dezembro, a visitação ficará restrita aos estudantes das unidades da Fundação. A partir de fevereiro de 2018, será aberta ao público, com agendamento prévio para visitação e cursos rápidos de empreendedorismo ecológico. Será possível aprender, por exemplo, a criar peixes em espaços pequenos para a subsistência diária.

 O que está disponível no Centro de Estudos Ambientais:

. Sistema de captação e utilização de águas pluviais – capacidade de 15 mil litros

. Processo de revitalização do solo (minhocultura e microorganismo)

. Biofertilização (produção e cultivo consorciado piscicultura)

. Aquaponia (criação de peixes e plantas consorciadas)

. Viveiros de plantas

. Sistema de compostagem

. Orquidário

. Fogão a lenha

. Horta orgânica e áreas frutíferas

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome