ABIPG comemora modificação das diretrizes e normas do MEC para cursos de pós-graduação

Após nove anos, MEC publica a Resolução CNE/CES 01/2018 que revoga a extinção do credenciamento de escolas especiais de lato sensu.

0
521
SB post

No ano de 2011, alegando falta de estrutura para fiscalização, o Conselho Nacional de Educação extinguiu o credenciamento especial de escolas de pós-graduação lato sensu e institutos de reconhecida excelência.

Neste mesmo período, foi criada a ABIPG – Associação Brasileira das Instituições de Pós-Graduação – que, há nove anos, defende a qualidade e a excelência das associações, representa e divulga os interesses das instituições perante o poder público e a sociedade, e promove o intercâmbio de informações e experiências entre as associadas.

Após anos de luta, a ABIPG comemora a publicação da Resolução CNE/CES 01/2018, que modifica as diretrizes e normas para a oferta dos cursos de pós-graduação lato sensu e possibilita que as instituições ligadas ao mundo do trabalho voltem a ser credenciadas pelo MEC.

Até então, apenas faculdades e universidades, além de Instituições que mantiveram judicialmente suas autorizações, poderiam oferecer cursos de MBA e especialização, prejudicando organizações ligadas ao mundo do trabalho, sem levar em consideração a qualidade, estrutura e excelente avaliação dos cursos dessas organizações, reconhecidos internacionalmente como os melhores em suas áreas.

“Essa resolução não repara toda a injustiça, perda de imagem, prejuízos financeiros e morais que todas as instituições afiliadas sofreram. A concorrência desleal, lobby e formação de oligopólios que acompanhamos nos últimos 20 anos, deixaram fortes cicatrizes no ensino superior e principalmente na pós-graduação, com todos os impactos negativos na economia brasileira”, afirma Marcelo Saraceni, presidente da ABIPG.

Mais de 100 instituições reconhecidas internacionalmente, responsáveis pela formação de mais de 150 mil especialistas anualmente, foram desautorizadas e impedidas de renovarem seu credenciamento pelo MEC. Durante esse período, a autorização poderia ser obtida apenas por meio de liminares e decisões judiciais.

À época, algumas alternativas para obter legitimidade foram sugeridas pela ABIPG, como o lançamento de um selo de acreditação dos cursos de pós-graduação, assim como ocorre nos Estados Unidos e países europeus, e que foi apoiado por várias instituições que perderam o credenciamento especial.

“Hoje podemos dizer que estamos fazendo a nossa parte. Estamos lutando para formar profissionais de diversas áreas com honestidade, integridade, competência e, agora, com o nosso credenciamento assegurado, sem nenhum questionamento legal”, finaliza Saraceni.

Sobre a ABIPG:
A Associação Brasileira das Instituições de Pós-Graduação (ABIPG) foi criada concomitantemente à homologação do Ministério da Educação (MEC) ao parecer do Conselho Nacional de Educação (CNE) que extinguiu o credenciamento especial dos cursos de pós-graduação lato sensu oferecidos por instituições especialmente credenciadas.

Criada com os objetivos de garantir que instituições de ensino superior que ofertem pós-graduação de qualidade, bem como instituições de notório saber e de excelência continuem sendo reconhecidas não só pelo mercado, mas também pelo MEC e para contribuir para a qualidade dos programas de pós-graduação no Brasil. A ABIPG representa e divulga os interesses das instituições perante o poder público e a sociedade; além de promover o intercâmbio de informações e experiências entre as associadas.

A ABIPG desenvolve suas atividades mantendo o contato direto com os mais diversos mercados, na busca constante de atualização e do desenvolvimento de seus associados. Atua de forma integrada, representando os interesses gerais do setor de Pós-graduação, promovendo ações junto aos órgãos e Entidades governamentais, nas esferas Federal, Estadual e Municipal, bem como junto a Entidades de Classe nacionais e internacionais.

Mantém a disposição suporte jurídico coletivo com custos reduzidos para seus associados, além de consultoria para credenciamento a custos igualmente reduzidos e assessoria de imprensa. Os associados podem votar e serem votados para cargos e comissões, e participam de networking de alto nível, estabelecendo, principalmente, contato com Instituições de referência nas áreas de gestão, saúde e direito, principalmente.

Website: http://www.abipg.org.br

Conheça o portal de anúncios Será que Tem?

Publicidade

DEIXE O SEU COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Digite seu nome